CÁLCULOS RENAIS

Cálculo Renal - Tratamento - Sintomas - Pedras nos Rins - Instituto Dr. Pablo


Cálculos renais ou pedras nos rins são um dos distúrbios mais comuns do trato urinário, e todos os anos milhões de pessoas visitam seus médicos com o objetivo de tratar a doença. Estima-se que uma em cada 10 pessoas irá lidar com uma pedra no rim dolorosa em algum momento de suas vidas. Leia e compartilhe este artigo.


Mas o que exatamente são pedras nos rins?


O cálculo renal, são massas de sais minerais que se cristalizam  e formam “uma pedra” que podem se formar em qualquer local do sistema urinário. Geralmente, essas pedras são eliminadas através da urina, sem causar sintomas, mas em alguns casos pode ficar presa e obstruir os canais urinários, gerando dor intensa e sangue na urina.

A maioria das vezes não vai causar danos, alguns casos podem ser mais complicados, podendo causar danos aos rins e até mesmo insuficiência renal obstrutiva (nesses casos deverá fazer cirurgia de emergência).

Cálculo Renal - Tratamento - Sintomas -Pedras nos Rins - Instituto Dr. Pablo

As pedras são feitas de aglomerados de minerais, ácidos e sais no corpo que se ligam um ao outro dentro dos rins, causando pressão e dor lombar quando você tenta ir ao banheiro.

Cerca de 80% das pedras nos rins são de Cálcio, o que significa que o cálcio que está normalmente presente no corpo se combina com outras substâncias (oxalatos, fosfato ou carbonato). Outras vezes, podem ser causadas pelo acúmulo de outros sais ácidos, como o ácido úrico (10 – 15 %) e estruvita e cistina (o tipo mais ligado a fatores hereditários).

Existem diversos tipos diferentes de pedra nos rins. Somente com exames médicos exigidos pelo seu médico é que você consegue descobrir qual o tipo de pedra nos rins que você tem.

CAUSAS

  • Tomar suplementos de cálcio
  • Desidratação
  • Acidez do corpo
  • Problemas digestivos, tais como doença inflamatória intestinal ou diarreia crônica
  • Desequilíbrios de eletrolíticos
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Gota
  • Medicações (exemplo os diuréticos, anti inflamatórios, quimioterapia)
  • Deficiências de nutrientes e minerais
  • Infecções urinárias (por acúmulo de amônia)
  • Sedentarismo
  • Dieta com excesso de proteínas (muitas carnes)

SINTOMAS

Cálculo Renal - Tratamento - Sintomas -Dores nos Rins - Instituto Dr. Pablo
  • Dor intensa nos rins ( lombar), que pode ir e vir. (cólica ), que geralmente se irradia (espalha)   na virilha e entre as coxas;
  • A urina fica turva, com sangue ou com mau cheiro;
  • Necessidade persistente de urinar mais do que o normal;
  • Náuseas e vômitos;
  • Febre e calafrios quando o problema piora.

A grande maioria das vezes as pedras não causam sintomas,  até que comecem a crescer ou que se movimentar.

Diagnóstico: geralmente e clinico, através dos sintomas, ou pelos exames de rotina (ultrassonografia abdominal e/ ou renal e vias urinarias ), ou pelos sedimentos nos exames de urina.  

TRATAMENTO CLÁSSICO

Repouso físico, aumentar a  ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos (como dipirona – Buscopan).

Nos casos mais graves, pode ser indicado o internamento do paciente, injeções de remédios analgésicos, como Tramadol, ou a cirurgia para pedra nos rins. É importante sempre que você procure o seu médico, para que ele indique o tratamento mais adequado.

TRATAMENTOS INTEGRATIVOS

blank

A Homeopatia conta com Calcarea Carbônica, Berberis Vulgaris, Lycopodium, Solidago, Uva Ursi, etc, para “destruir e expulsar estas pedras“ dependendo suas causas.

A Fitoterapia nos oferece os chás de: “Pata de Vaca“, “Quebra-Pedras“, entre outros, para diminuir a inflamação e acelerar a expulsão das pedras. Assim como suco de Limão da Pérsia.

Os suplementos de Magnésio e Potássio, (reequilibram os níveis de cálcio) – banana, abacate, melão, sucos verdes (possuem esses minerais)

  • Dieta rica em nutrientes, com muitos minerais, antioxidantes, e gorduras saudáveis (diga não aos produtos alimentares)
  • Alimentos Alcalinos (verduras, legumes e frutas frescas, em maior medida que as carnes).
  • Sucos alcalinizantes (de limão) – Beber água suficiente e líquidos naturais (como chás e sucos detox)
  • DIMINUA A INGESTÃO: cafeína e álcool – Ambos são desidratantes – Alimentos ricos acido oxálico, como espinafre, tomate, couve, berinjela, beterraba, aipo, batata-doce, amendoins, amêndoas, mirtilos, amoras, morangos, salsa e cacau, e de alguns cereais  como o farelo de trigo.
  • EXCLUA – açúcares – grãos refinados (farinhas e cereais industrializados: pão, bolos, macarrão, etc) possuem ANTI-NUTRIENTES (como produtos químicos conservantes, saborisantes, etc)  que favorecem o desenvolvimento de cálculos renais. Carnes processadas podem causar a formação de pedras nos rins. (salsichas, embutidos, etc).

REJUVELAC – Como preparar ?

Rejuvelac - Fermentação de grãos - Probiótico natural - Instituto Dr Pablo

Trata-se de uma bebida tônica e probiótica, extremamente “viva” por seu elevado teor de enzimas, microorganismos da fermentação, sais minerais e vitaminas.

Tradicionalmente o Rejuvelac é preparado a partir do grão de trigo integral previamente germinado que fica fermentando em água por um mínimo de 24 (máximo 72) horas, motivo pelo qual é um “caldo” rico em enzimas e nutrientes alquímicos, provenientes do processo de germinação/fermentação.

Mas o Rejuvelac pode ser obtido a partir de qualquer cereal integral previamente germinado, ou acordado (caso da aveia e cevadinha).

Devem tomar Rejuvelac as pessoas saudáveis, que desejam manter seu organismo plenamente vitalizado, e também as pessoas convalescentes ou com a saúde comprometida, mas que desejam se recuperar rapidamente. Crianças, adolescentes e adultos se beneficiam em beber esta bebida diariamente. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades, porém em forma diluída.

Rejuvelac - Fermentação de grãos - Probiótico natural - Instituto Dr Pablo

Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente para o sistema digestivo: estômago, fígado/vesícula, intestino delgado e o cólon.

Sua riqueza em enzimas, após consumo diário, repõe uma saudável e poderosa flora intestinal. Principalmente a que se perde devido ao consumo de drogas e antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência para discriminar entre as bactérias “inimigas” e as “amigas”, que são necessárias à nossa sobrevivência.

Preparo da versão rápida (sem pré-germinar)

Deve ser feito em casa, a partir do grão de trigo integral, não polido. Ideal que seja ORGÂNICO. Pode-se produzir rejuvelacs de todos os grãos integrais como centeio, aveia, arroz, painço, alpiste… Mas vamos ao tradicional de trigo!

  1. Lave uma xícara (chá) de grão de trigo integral.
  2. Coloque em um frasco de vidro e acrescente 5 xícaras de água filtrada.
  3. Deixe em repouso por 24 (versão light) ou 48 horas (versão forte).
  4. Após 24 ou 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac I. Adicione a ele 1 colher de sobremesa de mel (opcional) e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1 limão.
  5. Volte os grãos para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada.
  6. Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas.
  7. Coe o Rejuvelac II e proceda como na etapa (4).
  8. Prepare uma terceira fermentação colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada.
  9. Deixe em repouso por 24 horas.
  10. Coe o Rejuvelac III e proceda como na etapa (4). O trigo remanescente pode agora ser jogado fora – ele dará um bom adubo para os vasos.

Rejuvelac - Fermentação de grãos - Probiótico natural - Instituto Dr Pablo

Nota: esta versão de preparo do Rejuvelac é bem adequada para iniciantes. Existe uma versão mais demorada, onde o grão de trigo é primeiramente germinado e somente depois fermentado. Ambas são válidas, mas a segunda (ver Rejuvelac do Terrapia abaixo) é a mais potente.


Importante:

  1. O trigo germinado contém menor teor de glúten (a redução gira em torno dos 70%), onde o glúten remanescente é menos agressivo e alergênico. Porém, ainda assim não é indicado para celíacos.
  2. O Rejuvelac NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mesmo a versão que parte do trigo sem germinação prévia. Simplesmente pelo fato de que glúten NÃO É SOLÚVEL EM ÁGUA…
  3. A princípio pode-se sentir um cheiro “ruim” no Rejuvelac (odor de fermentado), mas quando se adiciona o suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.
  4. Em cidades onde o clima é muito quente, você pode preparar o Rejuvelac sempre com 24 horas. Em cidades onde o clima é mais frio vale arriscar o preparo de 48 horas.
  5. Para tomar Rejuvelac diariamente, a cada 3 dias deve ser iniciado novo processo de fermentação.

OXIGENOTERAPIA – Uma terapia bio-oxidativa

Oxigenoterapia - Saúde - Medicina Integrativa - Instituto Dr. Pablo

A Oxigenoterapia é um dos sistemas médicos-terapêuticos da Medicina Biológica Alemã (MBA).

A MBA recebeu grande influência de Otto Warburg, médico, alemão, ganhador de 2 Nobel de Medicina. Junto com Manfred Von Ardenne, descobriu o ciclo oxidativo da respiração celular e detectou a mudança do padrão respiratório da célula cancerosa, concluindo que a célula cancerosa é infinitamente menos evoluída que a célula normal e, portanto, mais vulnerável.

Com isso, eles afirmaram que todo câncer e toda doença degenerativa nasce em ambientes de baixa ou nenhuma oxigenação.

Von Ardenne criou o INSTITUTO DO OXIGÊNIO e lá desenvolveu a terapia bio-oxidativa, que favorece a oxidação celular pela oferta de oxigênio, revertendo e/ou prevenindo processos degenerativos crônicos e neoplásicos.

Manfred Von Ardenne - Oxigenoterapia - Saúde - Medicina Integrativa - Instituto Dr. Pablo
Manfred Von Ardenne

O principal objetivo do tratamento de Von Ardenne é melhorar ou eliminar a deficiência de oxigênio de longa duração e aumentar o transporte desse oxigênio nos tecidos de forma forte e DURADOURA.


IMPORTÂNCIA NOS DIAS ATUAIS

STRESS

Diversos fatores causadores de stress no dia a dia diminuem consideravelmente os níveis de oxigênio no plasma do sangue e pode causar má circulação em várias partes do corpo. O oxigênio no sangue existe em dois lugares, ligado aos glóbulos vermelhos, e dissolvido na porção líquida do sangue (plasma).

Oxigenoterapia - Saúde - Medicina Integrativa - Instituto Dr. Pablo

O instituto de pesquisa do Dr. Von Ardenne fez extensos estudos sobre a oxigenação plasma, e como ele reage a diferentes fatores de stress. O stress diário reduzem os níveis de oxigênio no plasma e absorção do oxigênio.

Dr. Von Ardenne descobriu que níveis baixos de oxigênio no plasma, restringiam o oxigênio nos pequenos vasos sanguíneos. Esta restrição do fluxo de sangue contribui para uma grande variedade de doenças e acelera o envelhecimento como um todo.



A TOXICIDADE DO MEIO AMBIENTE

A grande verdade é que o ambiente sofreu uma enorme mudança, poluição, estresse, agrotóxicos, surgimento dos alimentos industrializados e muito mais, com isso trouxeram graves consequências no metabolismo, stress oxidativo aumentado, o ar que respiramos hoje é pobre em oxigênio, desde a revolução industrial mais de 8.000 substância tóxicas foram liberadas e permitidas, imagine a sobrecarga de toxinas que nós estamos expostos, os nossos filtros fisiológicos não dão conta de tanta poluição.

Ambiente Tóxico - Oxigenoterapia - Saúde - Medicina Integrativa - Instituto Dr. Pablo

Além disso, ainda tem as toxinas endógenas, que são produzidas pelo próprio corpo como homocisteina, ácido úrico, ácido lático…

A TERAPIA

A terapia de Von Ardenne, que não se resume apenas em fazer o paciente respirar oxigênio, não é só isso. Esta terapia única se diversificou em mais de 20 variantes diferentes, e é hoje praticada em várias centenas de configurações em toda a Europa.

Von Ardenne apontou como a inflamação interfere na transferência de oxigênio para as células. Embora existam maneiras diferentes de praticar e aplicar a terapia de Von Ardenne, a essência da prática terapêutica do Dr. Von Ardenne é a respiração de oxigênio puro.

Isto permite que oxigênio adicional seja absorvido pelas hemácias, plasma sanguíneo e fluidos teciduais. Existe aumento permanente da captação de oxigênio e melhora da circulação sanguínea após a terapia O2.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES

  • Idosos – Profilaxia contra a deficiência de O2 e as doenças próprias da velhice, aumentando a expectativa de vida em até 2 anos.
  • Atletas – aumenta a tolerância ao exercício físico, proporcionando mais efetividade e produtividade no tratamento. No caso de atletas de alta performance, aumenta a resistência e o condicionamento físico geral.
  • Câncer – auxilia na eliminação da toxicidade dos tratamentos contra o câncer, elimina tumores sólidos, trata o corpo como o todo, aumentando a oxigenação celular e a qualidade de vida durante a quimioterapia e radioterapia
  • Infarto agudo do miocárdio; prevenção e tratamento – Prevenção de doenças relacionadas a deficiências circulatórias (AVC, hipertensão arterial, vasculopatias, etc).
  • Acelera a reabilitação de pacientes.
  • Distúrbios do equilíbrio.
  • Doenças neuro-degenerativas (Alzheimer, Parkinson, demências em geral); –
  • Síndrome de Fadiga Crônica (exaustão adrenal)
  • Efeitos antienvelhecimento (diminuindo “idade biológica”, em uma média de 10 anos)
  • Aumentar o desempenho físico e psíquico( sob estresse ou idade avançada) –
  • Melhorar o sistema imune do organismo
  • Melhora e trata doenças crônicas e síndromes dolorosas. – Diminuir os efeitos secundários e nocivos dos produtos farmacológicos
  • Diminuir as consequências negativas do cigarro e outros tóxicos
  • Aumentar o poder de concentração e memória


MECANISMO DE AÇÃO

A Oxigenoterapia tem ação anti-Inflamatória, aumentando a microcirculação sanguínea e, consequentemente, vemos uma elevação permanente do influxo e absorção do oxigênio.

A causa comum de muitas doenças, distúrbios e queixas é um abastecimento insuficiente de oxigênio (energia) para o metabolismo geral do organismo. Se o estado de insuficiência de oxigênio declina abaixo de um determinado limite, por exemplo, no envelhecimento progressivo, ou doenças crônicas, as seções transversais dos capilares encolhem por causa do inchaço das células endoteliais, e a microcirculação do sangue será reduzida por um período prolongado.

Oxigenoterapia - Saúde - Medicina Integrativa - Instituto Dr. Pablo

No site do Professor Von Ardenne eles dizem, “o tratamento produz um re-alargamento dos capilares estreitados pela deficiência de oxigênio (velhice, doença, distress).

O re-alargamento aparece após o aumento da captação de oxigênio do sangue e melhora da utilização de oxigênio pelo tecido humano ao longo de um determinado período de tempo”.

A inflamação resolvida pela oxigenoterapia, restaura o fornecimento de sangue ao tecido e permite que o tecido possa retornar para o metabolismo aeróbico normal.
A Oxigenoterapia Anti-inflamatória tem como alvo, especificamente, a inflamação capilar com “rajadas” de oxigênio dissolvido no plasma em cinco vezes o nível de oxigênio que era possível.

A Oxigenoterapia envolve respirar níveis mais elevados de oxigênio (90%). Mas não é apenas isso, este tratamento necessita ser combinado com o uso de suplementos que fazem com que haja um aumento do fluxo sanguíneo e metabolismo celular, e para maximizar a absorção de oxigênio.

Ao contrário de outras terapias de oxigênio semelhantes, este sistema de Von Ardenne é projetado para oferecer um alto fluxo no volume de oxigênio através de uma máscara de alto débito, impedindo que se respire o ar ambiente, e desta forma assegurando o máximo de benefício e aproveitamento do tratamento.

CÂNCER

A relação entre a má oxigenação para o crescimento do câncer tem sido estudada há décadas. No entanto, com o ressurgimento de pesquisas metabólicas em relação ao câncer, a conexão de oxigênio-câncer está sendo ainda mais comprovada.

Estudos modernos estão mostrando novamente que a má oxigenação nos tecidos tumorais diminui as chances de sobrevivência com terapias convencionais [6-11] dos pacientes. Ele também pode aumentar as chances de recorrência do tumor [12,13] e metástase [14].

Cancer-tratamento-Oxigenoterapia - Saúde - Medicina Integrativa - Instituto Dr. Pablo

Com ferramentas poderosas como a Terapia de oxigênio, nós podemos projetar um protocolo complementar para o tratamento do câncer para apoiá-lo em cada momento do tratamento.

Enquanto terapias (naturais ou farmacêuticas) anti-angiogénico (bloqueio dos vasos sanguíneos) pode ser muito benéfico, restaurando o fluxo sanguíneo adequado com O2MT não significa que ele irá aumentar o crescimento dos vasos sanguíneos e promover o crescimento do tumor. Os investigadores mostraram que os baixos níveis de oxigênio (hipóxia) pode estimular o crescimento dos vasos sanguíneos do tumor através de proteínas chamadas de HIF – fator de indução de hipóxia [21,22,23].

A terapia de oxigênio trabalha para remover um dos fatores subjacentes da deficiência da utilização do oxigênio local que estimula este crescimento desordenado dos vasos sanguíneos. Pesquisadores da Universidade de Oxford encontraram benefícios com uma abordagem semelhante de promover a oxigenação e fluxo de sangue para os tumores antes terapias convencionais [24].

Pesquisadores da Universidade de Rochester descobriram o mesmo efeito [25]. No entanto, isso é algo que o Dr. Von Ardenne e outros pesquisadores (especialmente alemão) e tinha estudado durante décadas.

Em geral, a terapia de oxigênio abordada de uma forma específica, combinada com uma vasta gama de abordagens anticâncer complementares, pode ser um complemento muito poderoso para tratamentos dos cânceres convencionais.

Os pesquisadores também demonstraram a terapia de oxigênio para aumentar os efeitos tanto da terapia de radiação [15], quanto de outras abordagens anticancerígenas naturais [16,17].

Também tem mostrado para prevenir e tratar danos a longo prazo causada por terapia de radiação [18]. Oxigenoterapia de várias etapas, também é importante para manter seus níveis de oxigênio no plasma após a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, uma vez que estas terapias até diminuem ainda mais os níveis de oxigênio no plasma [19].

DOENÇAS CRÔNICAS

O uso de oxigênio pode beneficiar de muitas maneiras e numa ampla variedade de doenças crônicas, porque o oxigênio é o centro de criação de energia celular. Aqui está uma lista de casos que podem se beneficiar com a terapia de oxigênio [26]:

  • Distúrbios oculares degenerativas
  • Angina de peito  (dor no peito relacionada coração)
  • Asma
  • Toxicidade hepática
  • Doenças circulatórias
  • Enxaqueca
  • Cicatrização de feridas
  • Reabilitação de doenças (ataque cardíaco, cirurgia, infecção, intoxicação)
  • Redução de efeitos colaterais de terapias para  câncer convencionais (cirurgia, radioterapia, quimioterapia)
  • Reabilitação após a doença que induz a  imobilidade (paralisia, artrite, reumatismo)


PREVENÇÃO DA SAÚDE EM GERAL

Porque a oxigenação adequada é fundamental para a criação de energia celular. Aqui estão algumas das razões para utilizar a Terapia de oxigênio para a prevenção de doença:

  • A susceptibilidade reduzida à doença em geral
  • Melhorou a oxigenação e a saúde da pele.
  • Efeitos antienvelhecimento (diminuindo “idade biológica”, em uma média de 10 anos).
  • Reduzir o impacto do estresse no trabalho
  • Normalização da capacidade de transporte de oxigênio em indivíduos tabagistas –
  • Prevenção do câncer
  • Manutenção do sistema imunológico
  • Estabilidade a circulação sanguínea


REFERÊNCIAS

[1] von Ardenne, M. Oxygen várias etapas Therapy: Fundamentos fisiológicos e técnicos. Stuttgart, Alemanha; 1990. pgs. 44-45
[2] von Ardenne, M. Oxygen várias etapas Therapy: Fundamentos fisiológicos e técnicos. Stuttgart, Alemanha; 1990. pgs. 62
[3] http://www.sciencedaily.com/releases/2012/…/120503194219.htm
[4] http://www.nutritionandmetabolism.com/content/7/1/7
[5] http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10863-007-9094-x
[6] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8438086
[7] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9783886
[8] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10717157
[9] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11395851
[10] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11395850
[11] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12067980
[12] http://www.uhn.ca/…/PressRelea…/Pages/oxygen_in_tumours.aspx
[13] http://www.sciencedaily.com/releases/2009/…/090527151136.htm
[14] http://cancerres.aacrjournals.org/conte…/…/941.full.pdf+html
[15] http://www.utsouthwestern.edu/…/ye…/july/oxytumor-mason.html
[16] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23755243
[17] http://www.washington.edu/…/high-dose-of-oxygen-enhances-n…/ [
18] http://www.uclahealth.org/body.cfm
[19] von Ardenne, M. Oxygen várias etapas Therapy: Fundamentos fisiológicos e técnicos. Stuttgart, Alemanha; 1990. pgs. 44-45
[20] http://gan.sagepub.com/content/2/12/1117.full
[21] http://www.nutritionandmetabolism.com/content/7/1/7
[22] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18300418
[23] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15245814
[24] http://www.dailymail.co.uk/…/Injecting-oxygen-cancerous-tum…
[25] http://www.urmc.rochester.edu/news/story/index.cfm?id=375
[26] http://med.ardenne.de/

SUCOS VERDES – Como preparar?

Confira abaixo como preparar Suco Detox, Nutritivo e Revitalizador de todas as funções orgânicas.

Saiba como preparar Suco Verde Detox no Instituto Dr. Pablo

INGREDIENTES

  1. Hortaliças:
    a)  1 pepino e/ou 1 abobrinha e/ou 1 chuchu;
    b)  1 beterraba pequena e/ou 1 inhame e/ou 1 pedaço de abóbora;
    c)  1 cenoura.
  2. Fruta: 1 maçã
  3. Folhas: três tipos ou mais de: couve chicória, agrião, alface, repolho, acelga, etc.
  4. Sementes germinadas (se possível): gergelim, ou linhaça.
  5. Castanhas hidratadas (se possível): nozes ou amêndoas, ou castanhas-do-pará
  6. Temperos: hortelã, ou gengibre.


PREPARO

Hidratação das castanhas e da linhaça: deixar as castanhas (1 ou 2) e as sementes de linhaça ou gergelim (1 colher de sopa) em água, durante a noite. No dia seguinte, lavar, enxaguar, coar e utilizar no suco.

Saiba como preparar Suco Verde Detox no Instituto Dr. Pablo
Centrífuga

Se preparado na centrifuga, vai colocando tudo e sairá o suco pronto, depois, acrescente um fio de qualquer azeite extra virgem (linhaça, gergelim, castanha-do-pará) ao suco, para absorção de vitaminas lipossolúveis.


Se preparado em liquidificador siga esses passos:

  1. Colocar no copo do liquidificador, o pepino picado ( e/ou abobrinha, e/ou chuchu) junto à hélice do aparelho. Em seguida colocar a maçã, o inhame picado ( e/ou beterraba, e ou abóbora).
  2. Ligar o liquidificador na primeira velocidade e socar com auxilio da cenoura. O giro da hélice e a socagem formarão uma papa, que gira no sentido da hélice do liquidificador. A seguir acrescentar as folhas, os tempeiros, e as sementes e/ou castanhas, batendo em velocidades maiores.
  3. Coar em coador de pano < preferencialmente de voil.
  4. Depois de coar, acrescente um fio de qualquer azeite extra virgem (linhaça, gergelim, castanha-do-pará) ao suco, para absorção de vitaminas lipossolúveis.


BEBER EM JEJUM, E DE FORMA DIÁRIA.

Observação:

  • Utilizar frutas e verduras com casca, para isso terão que ser bem lavadas com escova pequena, para esse uso em especifico.
  • Dê preferência as hortaliças, frutas e verduras da estação (mais baratas e mais nutritivas para época do ano), e geralmente sem tantos agrotóxicos.
  • Dê preferência para os orgânicos.
  • Não utilizar água no seu preparo, o gosto não é doce e nem amargo.


BENEFÍCIOS

Conheça os benefícios do Suco Verde Detox no Instituto Dr. Pablo

Este composto tem 100% de água pura, biológica, é água da vida.

As ofertas de fibras vegetais microscópicas, biomoduladores, oligoelementos, vitaminas, minerais e cofatores são de grande fartura, levando à manutenção de um “estoque cheio“ desses nutracêuticos.

É rico em enzimas ativas e de agentes alcalinizantes. Bons efeitos no aparelho digestivo, pelo reparo continuo das mucosa e redução da acidez gástrica. Por ter muitas fibras regula o ritmo intestinal. As bactérias probióticas atuam também nessa direção ao promover acidificação seletiva e salutar do intestino distal (íleo e cólon), esse simples efeito é capaz de inibir bactérias cujos produtos são cancerígenos.

EFEITOS

Inibe a “fome” de doces principalmente, diminui o peso, aumento de ânimo, diminui as dores do corpo (artroses, etc), regula a pressão arterial, melhora cabelos, unhas e pele, melhora a função intestinal. É bom para todos os tipos de pessoas, até crianças; adultos doentes podem consumir como alimento único 4 à 10 vezes ao dia, ou até utilizá-lo como dieta enteral.

COMO REMOVER AGROTÓXICOS DOS ALIMENTOS?

Saiba como remover agrotóxicos dos alimentos, acesse o blog do Instituto Dr. Pablo.

Hoje em dia verduras, frutas e legumes produzidos na agricultura convencional, possuem resíduos de pesticidas. Isso significa que, a menos que você só compre frutas e legumes orgânicos, você está provavelmente consumindo uma série de produtos químicos diariamente.

Existem algumas maneiras fáceis de purificar seu produto e torná-lo mais seguro para comer. Ambos os métodos são baratos também. Você não precisa comprar qualquer produto caro, que você pode ter visto em uma loja.

Vinagre branco

Saiba como remover agrotóxicos dos alimentos com vinagre, acesse o blog do Instituto Dr. Pablo.
Vinagre branco

A primeira opção é usar vinagre branco. A mistura será de 90% de água e 10% de vinagre branco. Mergulhe as frutas e legumes por cerca de 15 minutos e depois enxágue.

Você vai notar que a bacia de água tem muita sujeira e resíduo deixado na mesma.


Água salgada ou com bicarbonato

Saiba como remover agrotóxicos dos alimentos com bicarbonato de sodio, acesse o blog do Instituto Dr. Pablo.
Bicarbonato de sódio

A segunda opção é igualmente simples: água salgada. Combine 98% de água e 2% de sal. Mergulhe novamente por cerca de 15 minutos.

Esta lavagem irá remover a maior parte dos resíduos de pesticidas da superfície de suas frutas e legumes.



Lavar, quando você é diligente sobre isso, normalmente remove cerca de 80% dos agrotóxicos de seu alimento.

Lave cuidadosamente, em água fria, para proteger a saúde da sua família.

Tintura de iodo à 2%

Compre na farmácia Tintura de Iodo à 2% e proceda da seguinte forma.

Saiba como remover agrotóxicos dos alimentos com iodo, acesse o blog do Instituto Dr. Pablo.
Iodo

Para cada litro de água misture aproximadamente 5ml da solução. Depois coloque dentro dessa água os legumes que deseja descontaminar.

Deixe em local protegido da Luz por aproximadamente 1 hora. Feito isso basta enxaguar e está pronto, alimentos com jeito de orgânicos, livre de qualquer tipo de contaminação.
Conclusão: para simplificar sua vida, prefira sempre alimentos Orgânicos de procedência conhecida e confiável.

Referências bibliográficas:

https://repositorio.bc.ufg.br/xmlui/handle/ri/13365?show=full

http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26713


DIETA CETOGÊNICA

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica de carboidratos na alimentação, que participarão apenas de 10 % das calorias diárias totais, rica em gorduras e inclui uma quantidade moderada de proteínas. Esta redução de hidratos de carbono coloca o seu corpo em um estado metabólico conhecido como cetosis. Quando isto acontece, o seu corpo torna-se muito eficiente para transformar gordura em energia. No geral, a dieta privilegia alimentos naturais e limita produtos processados.

blank

Alguns dos seus benefícios

  • Abaixa os níveis de açúcar no sangue
  • Perda de peso
  • Diminui os níveis de pressão arterial
  • Processo de envelhecimento lento
  • Sono e humor melhorados
  • Aumento da vitalidade
  • Melhora das funções cerebrais – ex: usada para reverter epilepsia
  • Saciedade – a fome diminui

O período de adaptação

O período de adaptação é necessário, pois o corpo não está totalmente acostumado, e já começa a ficar preparado para isso. Estamos acostumados a consumir carboidrato a toda hora, portanto o corpo vai ficar pedindo isso sim no começo. Em geral, em 1 ou 2  semanas vai dar vontade  de comer carboidratos, mas pouco a pouco seu corpo irá se acostumar a utilizar as gorduras  – corpos cetônicos – , da alimentação e as armazenadas no seu corpo, como fonte de energia. Quando o processo de adaptação estiver concluído, o corpo passa a experimentar uma fonte de energia que consegue gerar muito mais energia do que o próprio carboidrato, e por muito mais tempo.

blank

É necessária a ajuda e acompanhamento de um profissional qualificado, pois cada organismo é diferente, portanto as necessidades variam a cada caso.

EXEMPLO DE CARDÁPIO

Suco de limão - Dieta Cetogênica- Emagreça com Saúde - Saiba mais no Instituto Dr. Pablo.

AO ACORDAR

  1. 1 copo grande de água.
  2. 1 xícara de chá de água morna com suco de 1 limão (essa água estimula a produção da bile, de sais minerais e enzimas pelo pâncreas, reduzindo a acidez no intestino, ajudando a fazer uma melhor digestão e absorção dos nutrientes).


CAFÉ DA MANHÃ
Opção 1: omelete: ovo, presunto e queijo + café
Opção 2: 1 ovo mexido com ¼ de abacate grande ou ½ pequeno (maionese de abacate) + 6 morangos + 3 castanhas de caju + Café

Lembrar de beber água: 300mL no mínimo

Oleoginosas - Dieta Cetogênica- Emagreça com Saúde - Saiba mais no Instituto Dr. Pablo.


LANCHE
Opção 1: 20 -30g de coco seco + água 300mL água no mínimo.
Opção 2: 20 -30g de castanhas (castanha de caju, Pará, nozes, amêndoas, macadâmia, pistache).

Verduras - Dieta Cetogênica- Emagreça com Saúde - Saiba mais no Instituto Dr. Pablo.

ALMOÇO / JANTAR
Verduras: OBRIGATÓRIO todos os dias, incluir sempre ao menos 2 opções de folhas verde escura, de preferência amarga e demais folhas como acelga, alface, repolho roxo e branco, agrião, rúcula, couve, espinafre. Temperar essa salada com azeite + limão + sal rosa ou de ervas. Quantidade: à vontade

Legumes: brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho, aspargos, abobrinha, chuchu, berinjela, cebola, vagem, ervilhas, quiabo, palmito pupunha, tomate, pimentão e outros legumes. Ideal fazer no vapor, refogar no azeite com açafrão da terra (cúrcuma), alho, ervas frescas e secas. Quantidade: a vontade.

Proteínas: bovina, suína, frango, peixes e cogumelos: Quantidade: 100g.

Gorduras do bem: azeite de oliva extra virgem, manteiga ghee, óleo de coco, abacate.

Receitas - Gorduras do Bem - Dieta Cetogênica- Emagreça com Saúde - Saiba mais no Instituto Dr. Pablo.


Ex 1: Picadinho de carne com purê de abobora paulista + salada de couve com repolho branco e quiabo.
Ex 2: Filé de frango com espaguete de abobrinha com molho pesto + salada de tomate, palmito, cebola e azeitona.
Ex 3: Moqueca de peixe com leite de coco + arroz de couve flor + salada verde.

LANCHE DA TARDE
2 castanhas do Pará + 4 morangos com 1 col. sopa de pasta de castanhas.

CEIA
Creme de abacate: ¼ abacate batido com leite de coco. Opcional adicionar xilitol ou eritritol (adoçante) ideal não usar nada.

RECEITAS

Tem inúmeros sites com receitas na internet, mas achei o REVOLUÇÃO KETO, que tem diversas receitas e aconselhamentos, pela Juliana Szabluk pesquisadora, terapeuta e consultora nutricional certificada pela Fundação Tim Noakes/Nutrition Network.

Pizza cetogênica: https://revolucaoketo.com/receitas/pizza-pan-keto/
Café da manhã, almoço e jantar: https://revolucaoketo.com/receitas/

REAÇÃO DE HERXHEIMER

Reação de desintoxicação (Jarisch-Herxheimer ou Herx)

Quando um organismo infectado-intoxicado está sujeito a uma desinfecção rápida, às vezes surgem: dor de cabeça, tonturas, náuseas ou diarreia.


Porque se produz isto?
Há uma reação do organismo chamada de “Reação de Herxheimer” (também conhecido como Jarisch-Herxheimer ou Herx), que ocorre quando grandes quantidades de toxinas (endotoxinas) são liberadas no organismo quando morrem bactérias, parasitas, fungos e vírus, devido ao tratamento com antibióticos, ou uma rápida desintoxicação de metais tóxicos ou tóxicos.

Quando os agentes patogênicos são eliminados muito rapidamente, junto as toxinas da sua degradação que saem pelos cinco canais de eliminação do corpo (fígado, rins, pele, pulmões e intestino), estes podem ser sobrecarregados temporariamente, fazendo que parte dos patógenos mortos e toxinas voltem para o sangue, causando sintomas semelhantes a um resfriado, como:

  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Vertigem
  • Tontura
  • Dores musculares
  • Sensação de queimação em áreas doentes
  • Secreções em mucosas
  • Quaisquer lesões de pele existentes tornam-se mais proeminente.


Ex: a retirada de parasitas do corpo, por produto químico, produz diarreia, sudorese, calafrios e febre – por eliminação maciça de parasitas.

Reação de desintoxicação - Reação de Herxheimer - Dor de cabeça - Agenda sua consulta -Instituto Dr. Pablo

Isso é Herx. e está tudo bem, em poucos dias você estará aliviado.

Tenha em conta:

  1. O aparecimento de reação Herx, confirma a existência de infecção/ intoxicação.
  2. A intensidade da reação, reflete a intensidade da infecção/ou intoxicação.
  3. Se você não tem qualquer doença ou infecção, você não terá quase nenhuma reação.
  4. A recuperação é normalmente rápida e espontânea.
Reação de desintoxicação - Reação de Herxheimer - Adolf Jarisch - Agenda sua consulta -Instituto Dr. Pablo

Aspectos históricos
Adolf Jarisch foi um dermatologista austríaco que nasceu em 1850 e morreu em 1902. Jarisch publicou sua descrição da reação de Jarisch-Herxheimer em 1895, sete anos antes Herxheimer publicara sua própria descrição. 

Isso foi muitos anos antes da descoberta da penicilina. A reação de HERX foi classicamente descrita no tratamento da sífilis com mercúrio. Acredita-se ser causada pela liberação de endotoxina, quando um grande número de Treponema pallidum são mortos.

quais-sao-os-perigos-do-acucar

AÇÚCAR – O veneno da sociedade moderna

Saiba como desintoxicar-se, diminuir o consumo do açúcar e restaurar a sua saúde de forma integral no Instituto Dr. Pablo.

O açúcar refinado é um produto que passa por vários processos químicos, e esses elementos intoxicam o organismo. É pobre em nutrientes, possui alto índice calórico, as chamadas calorias vazias.

Se transforma rapidamente em glicose, resultando em picos de insulina, prejudiciais à saúde. Pode viciar porque auxilia na produção de dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Ingerir grandes porções de açúcar aumentam os riscos de:

Saiba como desintoxicar-se, diminuir o consumo do açúcar, tratar doenças cardiovasculares e restaurar a sua saúde de forma integral no Instituto Dr. Pablo.
Doenças Cardiovasculares


DOENÇAS CARDIOVASCULARES, sempre nos fizeram crer que as gorduras eram as causas das doenças cardíacas, porém, pesquisas têm apontado o açúcar como o verdadeiro culpado.

– DIABETES tipo 2, quando comemos uma dieta rica em açúcar, as células tendem a se tornar resistentes aos efeitos da insulina. Quando isso acontece, o pâncreas começa a secretar ainda mais insulina para remover a glicose da corrente sanguínea, porque a glicemia elevada é tóxica. É assim que a resistência à insulina leva a níveis elevados de insulina no sangue. Mas a insulina também tem outra função importante, ela diz às células de gordura para pegar gordura da corrente sanguínea e armazená-las.


É assim que se desenvolve a OBESIDADE e níveis elevados de COLESTEROL.

Saiba como desintoxicar-se, diminuir o consumo do açúcar, tratar doença hepática e restaurar a sua saúde de forma integral no Instituto Dr. Pablo.
Doença Hepática Gordurosa

DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA ou “FÍGADO GORDUROSO“ de causa não alcoólica. A doença hepática gordurosa não-alcoólica está relacionada com o consumo de xarope de milho de alta frutose escondido em bebidas e alimentos processados.


Esta doença aumenta a frequência de: OBESIDADE, RESISTÊNCIA INSULÍNICA, SÍNDROME METABÓLICA e DIABETES TIPO 2. (E você pode não experimentar quaisquer sintomas desses).

  • DÉFICIT DE APRENDIZAGEM – por prejudicar a memorização
  • CÁRIES
  • DISBIOSE INTESTINAL e PERMEABILIDADE INTESTINAL: o açúcar muda a microbiota do intestino de uma forma que aumenta a permeabilidade intestinal.


Os AÇÚCARES podem ter VÁRIOS NOMES diferentes nos rótulos dos “PRODUTOS ALIMENTÍCIOS” como:

Dextrose anidra; Açúcar mascavo; Açúcar em pó de confeiteiro; Xarope de milho; Sólidos de xarope de milho; Dextrose; Frutose; Xarope de milho rico em frutose (HFCS); Açúcar invertido; Lactose; Xarope de malte; Maltose; Xarope de bordo; Melaço; Néctares; Açúcar cru; Sacarose; Açúcar granulado branco.

EAI , COMO FAÇO PARA ME AFASTAR DESSE PERIGO?

Saiba como desintoxicar-se, diminuir o consumo do açúcar e restaurar a sua saúde de forma integral no Instituto Dr. Pablo.
  • Restringir alimentos e bebidas processadas, pode diminuir significantemente sua ingestão de açúcar.
  • Consumir mais proteína de alta qualidade, fibra e alimentos fermentados pode ajudá-lo a diminuir seu desejo por açúcar.
  • Use substitutos do açúcar.

jejum_intermitente

JEJUM INTERMITENTE – saúde e longevidade

Jejum Intermitente - Saúde e Longevidade - Saiba mais no Instituto Dr. Pablo


O jejum intermitente trata-se de um padrão alimentar em que são estabelecidos intervalos, nos quais se alternam períodos de alimentação com períodos de jejum.

Pode ser feito com restrição da ingestão de calorias ou pelo não consumo total de comida por um determinado tempo, geralmente de 12-16 horas. (nessa conta entra as 8 horas de sono).

No período de jejum é permitido beber água com limão, café e chá (SEM adoçar).

Há variações nas formas que pode ser praticada. Uma nutricionista funcional, saberá qual modelo é mais adequado ao seu estilo de vida, e constituição orgânica.

O jejum intermitente é uma prática milenar. Antigamente o homem primitivo (nossos ancestrais cavernícolas, caçadores-coletores) não tinham acesso à comida com a mesma facilidade que temos hoje – em que basta abrir a geladeira para acessar sua fonte de alimentos. Com isso, seu organismo passava longos períodos sem comer.

O jejum esta ligado à tradições religiosas como islamismo, cristianismo, hinduísmo, budismo, xamanismo, etc. Então, não se trata de uma moda, e sim de uma estilo de vida que foi passado por gerações, para uma finalidade precisa para cada uma delas.

Hoje a ciência explica melhor seus BENEFÍCIOS, como: estabilização do humor, sono de mais qualidade, regulação da produção de hormônios (como cortisol, hormônio de crescimento), controle da glicemia (reduz a resistência a insulina), redução do peso corporal, redução de doenças crônicas – diabetes tipo 2 (reduz níveis de insulina), e prevenção no câncer (estimula as células do corpo para remover resíduos -autofagia).

Pode contribuir com redução de fatores de risco para doenças cardíacas como pressão arterial, colesterol, triglicérides e inflamações em geral.

Jejum Intermitente - Saúde e Longevidade - Evolução Alimentar- Saiba mais no Instituto Dr. Pablo


Duração

Em termos gerais o JEJUM pode durar de 12 a 16 horas, com uma frequência inicial de até 2 vezes por semana, podendo chegar a ser realizado diariamente – na medida em que ocorre a adaptação à sua prática. As 8 horas (média) de sono podem ser contabilizadas dentro do período total do jejum. O limite da saúde – para que se possa alcançar os benefícios e não haver alguma perda muscular, é geralmente de até 16 horas.

O que acontece durante o JEJUM?

Durante este período o corpo realiza processos de reparação celular (autofagia) e transformações, inclusive na expressão gênica. Os níveis de insulina caem, e o hormônio de crescimento aumenta, são acionados hormônios antagônicos à insulina (glucagon), fazendo com que a produção da insulina despenque, e assim o cérebro ative a queima de reserva de energia proveniente dos seus estoques de gordura, proporcionando a formação de um estoque durador até a quebra do jejum.

Com a ingestão menor de calorias, há um aumento do metabolismo, o que contribui para a manutenção do peso. Pode aumentar o crescimento de novos neurônios e proteger o cérebro contra danos.

Jejum Intermitente - Saúde do Cérebro - Novos Neurônios - Saiba mais no Instituto Dr. Pablo
Crescimento de novos neurônios

Benefícios do JEJUM INTERMITENTE:

  1. Facilita a queima de gordura.
  2. Manutenção do peso e diminuição da gordura abdominal
  3. Redução na resistência à insulina e do risco da diabetes Tipo II.
  4. Benéfico para a saúde cardiovascular.
  5. Reparo celular (autofagia )
  6. Contribui com a saúde mental.
  7. Ajudar no manejo de doenças neurodegenerativas -como o Alzheimer e Parkinson
  8. Contribui para um sono de melhor qualidade e menos variações de humor.
  9. Impactos positivos na memória e cognição, bem como no rendimento profissional.
  10. Aumento da expectativa de vida
  11. Contribui para regular o funcionamento do intestino, pois auxilia na limpeza celular.

Jejum Intermitente - Yoshinori Ohsumi - Saúde e Longevidade - Saiba mais no Instituto Dr. Pablo
Cientista Yoshinori Ohsumi



Em 2016 o cientista Yoshinori Ohsumi ganhou o Nobel de Medicina por suas descobertas no campo da autofagia – uma espécie de reciclagem pela qual passam os componentes celulares. Em linhas gerais, suas contribuições apontam o jejum ou o corte radical de calorias como meios de promover saúde e longevidade.

thinkstockphotos-862321840-1

VITAMINA C – O grande oxidante

A vitamina C é um antioxidante, e possui inúmeros benefícios para a pele, como antienvelhecimento, imunoprotetora e até anti-inflamatória. Saiba mais no Instituto Dr. Pablo.

O ácido ascórbico (vitamina C) é um composto hidrossolúvel que corresponde a uma forma oxidada da glicose. Não pode ser sintetizada por seres humanos e primatas.

Metabolismo
Nos seres humanos a vitamina C se absorve no intestinos através dos mesmos receptores da glicose para entrar na célula – por isso o consumo de doces e carboidratos simples diminui a absorção de vitamina ao competir por esses receptores.
(POR ISSO NÃO É CONVENIENTE TOMAR VIT. C COM AÇÚCARES)

Ao ser tão similar a glicose, e usar suas mesmas vias bioquímicas, se produz um fenômeno importante: QUANDO PRECISAMOS DE VIT. C, DESEJAMOS DE DOCES – por sua similitude estrutural.

A natureza planejou que os únicos alimentos doces sejam as frutas, os quais aportam esta vitamina.

Nós, seres humanos inventamos o açúcar, que ao ser ingeridas juntas, é absorvido o açúcar, não permitindo a absorção de vitamina C.

A vitamina C não tem o comportamento bioquímico de uma vitamina. Em geral as vitaminas atuam como co-enzimas e se reciclam varias vezes, pelo que só se requerem em pequenas doses (algumas miligramas). A vitamina C é doadora de elétrons (-) e é um escudo protetor de radicais livres, e se precisa de doses elevadas para repor a mesma.

Na maioria das plantas e dos animais (exceto homem e primatas) produzem diariamente 3 a 11 gr de vitamina C a partir da glicose (3000 mgr a 11.000 mgr), cifras estas 80 vezes superiores as recomendações diárias para o ser humano 60 mg /dia (0,06 gr /dia).

“Os animais que vivem com o “focinho“ nas lixeiras, bebendo água contaminada e se alimentando de lixo, tem taxas de doenças bem menores que os seres humanos porque eles tem a proteção que necessitam – seu organismo produz naturalmente vitamina C como forma de desintoxicação e defesa -.”


As quantidades “suficientes” de vitamina C na dieta (60 mgr/dia) foram estabelecidas no passado, com base numa quantidade necessária para combater o escorbuto.

Hoje em dia, após novas investigações, foi descoberto que as nossas necessidades são muito maiores.

Cálculos mais recentes recomendam, em ocasião de afecções viróticas, a ingestão de 3 a 4 gramas/dia.

A deficiência crônica de Vitamina C e Magnésio, ocasiona, entre outras doenças A ARTERIOSCLEROSE.

blank

CONSUMA: vitamina C – PURA – sem adoçantes (naturais ou artificiais), sem sabor nem efervescência. A melhor versão, lógico, são as frutas. Porém se não conseguir, pode tomar ácido ascórbico (L-ascorbato).

A concentração de vitamina C nos tecidos é maior que no plasma e na saliva.

Níveis elevados se encontram nas glândulas hipófise e suprarrenal, em leucócitos, no pâncreas, nos rins, no baço e no cérebro.

FUNÇÕES
A VITAMINA C tem uma forma OXIDADA e uma forma REDUZIDA, que está em equilíbrio dependendo do potencial de oxidação do organismo. Quando a forma reduzida é levada aos pulmões, ela muda para a forma oxidada, tomando uma molécula de oxigênio, e quando retorna aos tecidos libera esse potencial de oxidação, retornando a sua forma reduzida. Assim a vitamina C oxida “queima” os vírus e patógenos, e o organismo os expulsa.

Assim realiza as funções de:

  • produção do colágeno
  • biossíntese da carnitina
  • biossíntese de hormônios e aminoácidos
  • biossíntese de outras substâncias do tecido conectivo, como elastina.
  • participa da síntese e modulação de alguns componentes hormonais do sistema nervoso, como a hidroxilação de dopamina e noradrenalina
  • pode aumentar a biodisponibilidade do ferro, já que o mantêm na forma reduzida (ferroso, Fe 2+), estimulando sua absorção.

A vitamina C é um antioxidante, e possui inúmeros benefícios para a pele, como antienvelhecimento, imunoprotetora e até anti-inflamatória. Saiba mais no Instituto Dr. Pablo.

Usos industriais do ÁCIDO ASCÓRBICO

As reações de oxirredução são caracterizadas pela ocorrência de processos de oxidação e de redução simultâneos. A substância que sofre oxidação, perdendo elétrons e aumentando o seu número de oxidação (Nox), é denominada agente redutora.

Já a espécie química que se reduz, ganhando elétrons e diminuindo seu Nox, é o agente oxidante.

Existem muitos agentes redutores e oxidantes comuns em nosso dia a dia.

Na medicina e na indústria, um dos agentes redutores mais conhecidos é a vitamina C, cujo nome químico é ácido L-ascórbico ou simplesmente ácido ascórbico.

A vitamina C é um antioxidante, e possui inúmeros benefícios para a pele, como antienvelhecimento, imunoprotetora e até anti-inflamatória. Saiba mais no Instituto Dr. Pablo.
Oxidação da maçã

O ácido ascórbico em solução aquosa possui uma facilidade excepcional para ser oxidado, portanto essa característica faz com que ele seja um ótimo antioxidante.

Isso significa que ele protege outras espécies químicas de se oxidarem, em razão do seu próprio sacrifício.

Um exemplo disso se dá quando ele é adicionado em alimentos, principalmente nas frutas. Sabemos que quando cortamos uma fruta, como por exemplo, a maçã, a banana ou a pera, dentro de pouco tempo elas escurecem. Isso se dá porque compostos fenólicos naturais oxidam na presença de enzimas e do oxigênio presente no ar. Quando esses compostos das frutas oxidam, eles geram as quinonas, que podem sofrer polimerização e formar pigmentos escuros e insolúveis, chamados de melaninas.

Referências bibliográficas:
http://www.ilsi.org/Brasil/Documents/21%20-%20Vitamina%20C.pdf