A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica de carboidratos na alimentação, que participarão apenas de 10 % das calorias diárias totais, rica em gorduras e inclui uma quantidade moderada de proteínas. Esta redução de hidratos de carbono coloca o seu corpo em um estado metabólico conhecido como cetosis. Quando isto acontece, o seu corpo torna-se muito eficiente para transformar gordura em energia. No geral, a dieta privilegia alimentos naturais e limita produtos processados.
Alguns dos seus benefícios
- Abaixa os níveis de açúcar no sangue
- Perda de peso
- Diminui os níveis de pressão arterial
- Processo de envelhecimento lento
- Sono e humor melhorados
- Aumento da vitalidade
- Melhora das funções cerebrais – ex: usada para reverter epilepsia
- Saciedade – a fome diminui
O período de adaptação
O período de adaptação é necessário, pois o corpo não está totalmente acostumado, e já começa a ficar preparado para isso. Estamos acostumados a consumir carboidrato a toda hora, portanto o corpo vai ficar pedindo isso sim no começo. Em geral, em 1 ou 2 semanas vai dar vontade de comer carboidratos, mas pouco a pouco seu corpo irá se acostumar a utilizar as gorduras – corpos cetônicos – , da alimentação e as armazenadas no seu corpo, como fonte de energia. Quando o processo de adaptação estiver concluído, o corpo passa a experimentar uma fonte de energia que consegue gerar muito mais energia do que o próprio carboidrato, e por muito mais tempo.
É necessária a ajuda e acompanhamento de um profissional qualificado, pois cada organismo é diferente, portanto as necessidades variam a cada caso.
EXEMPLO DE CARDÁPIO
AO ACORDAR
- 1 copo grande de água.
- 1 xícara de chá de água morna com suco de 1 limão (essa água estimula a produção da bile, de sais minerais e enzimas pelo pâncreas, reduzindo a acidez no intestino, ajudando a fazer uma melhor digestão e absorção dos nutrientes).
CAFÉ DA MANHÃ
Opção 1: omelete: ovo, presunto e queijo + café
Opção 2: 1 ovo mexido com ¼ de abacate grande ou ½ pequeno (maionese de abacate) + 6 morangos + 3 castanhas de caju + Café
Lembrar de beber água: 300mL no mínimo
LANCHE
Opção 1: 20 -30g de coco seco + água 300mL água no mínimo.
Opção 2: 20 -30g de castanhas (castanha de caju, Pará, nozes, amêndoas, macadâmia, pistache).
ALMOÇO / JANTAR
Verduras: OBRIGATÓRIO todos os dias, incluir sempre ao menos 2 opções de folhas verde escura, de preferência amarga e demais folhas como acelga, alface, repolho roxo e branco, agrião, rúcula, couve, espinafre. Temperar essa salada com azeite + limão + sal rosa ou de ervas. Quantidade: à vontade
Legumes: brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho, aspargos, abobrinha, chuchu, berinjela, cebola, vagem, ervilhas, quiabo, palmito pupunha, tomate, pimentão e outros legumes. Ideal fazer no vapor, refogar no azeite com açafrão da terra (cúrcuma), alho, ervas frescas e secas. Quantidade: a vontade.
Proteínas: bovina, suína, frango, peixes e cogumelos: Quantidade: 100g.
Gorduras do bem: azeite de oliva extra virgem, manteiga ghee, óleo de coco, abacate.
Ex 1: Picadinho de carne com purê de abobora paulista + salada de couve com repolho branco e quiabo.
Ex 2: Filé de frango com espaguete de abobrinha com molho pesto + salada de tomate, palmito, cebola e azeitona.
Ex 3: Moqueca de peixe com leite de coco + arroz de couve flor + salada verde.
LANCHE DA TARDE
2 castanhas do Pará + 4 morangos com 1 col. sopa de pasta de castanhas.
CEIA
Creme de abacate: ¼ abacate batido com leite de coco. Opcional adicionar xilitol ou eritritol (adoçante) ideal não usar nada.
RECEITAS
Tem inúmeros sites com receitas na internet, mas achei o REVOLUÇÃO KETO, que tem diversas receitas e aconselhamentos, pela Juliana Szabluk pesquisadora, terapeuta e consultora nutricional certificada pela Fundação Tim Noakes/Nutrition Network.
Pizza cetogênica: https://revolucaoketo.com/receitas/pizza-pan-keto/
Café da manhã, almoço e jantar: https://revolucaoketo.com/receitas/