Trata-se de uma bebida tônica e probiótica, extremamente “viva” por seu elevado teor de enzimas, microorganismos da fermentação, sais minerais e vitaminas.
Tradicionalmente o Rejuvelac é preparado a partir do grão de trigo integral previamente germinado que fica fermentando em água por um mínimo de 24 (máximo 72) horas, motivo pelo qual é um “caldo” rico em enzimas e nutrientes alquímicos, provenientes do processo de germinação/fermentação.
Mas o Rejuvelac pode ser obtido a partir de qualquer cereal integral previamente germinado, ou acordado (caso da aveia e cevadinha).
Devem tomar Rejuvelac as pessoas saudáveis, que desejam manter seu organismo plenamente vitalizado, e também as pessoas convalescentes ou com a saúde comprometida, mas que desejam se recuperar rapidamente. Crianças, adolescentes e adultos se beneficiam em beber esta bebida diariamente. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades, porém em forma diluída.
Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente para o sistema digestivo: estômago, fígado/vesícula, intestino delgado e o cólon.
Sua riqueza em enzimas, após consumo diário, repõe uma saudável e poderosa flora intestinal. Principalmente a que se perde devido ao consumo de drogas e antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência para discriminar entre as bactérias “inimigas” e as “amigas”, que são necessárias à nossa sobrevivência.
Preparo da versão rápida (sem pré-germinar)
Deve ser feito em casa, a partir do grão de trigo integral, não polido. Ideal que seja ORGÂNICO. Pode-se produzir rejuvelacs de todos os grãos integrais como centeio, aveia, arroz, painço, alpiste… Mas vamos ao tradicional de trigo!
- Lave uma xícara (chá) de grão de trigo integral.
- Coloque em um frasco de vidro e acrescente 5 xícaras de água filtrada.
- Deixe em repouso por 24 (versão light) ou 48 horas (versão forte).
- Após 24 ou 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac I. Adicione a ele 1 colher de sobremesa de mel (opcional) e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1 limão.
- Volte os grãos para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada.
- Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas.
- Coe o Rejuvelac II e proceda como na etapa (4).
- Prepare uma terceira fermentação colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada.
- Deixe em repouso por 24 horas.
- Coe o Rejuvelac III e proceda como na etapa (4). O trigo remanescente pode agora ser jogado fora – ele dará um bom adubo para os vasos.
Nota: esta versão de preparo do Rejuvelac é bem adequada para iniciantes. Existe uma versão mais demorada, onde o grão de trigo é primeiramente germinado e somente depois fermentado. Ambas são válidas, mas a segunda (ver Rejuvelac do Terrapia abaixo) é a mais potente.
Importante:
- O trigo germinado contém menor teor de glúten (a redução gira em torno dos 70%), onde o glúten remanescente é menos agressivo e alergênico. Porém, ainda assim não é indicado para celíacos.
- O Rejuvelac NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mesmo a versão que parte do trigo sem germinação prévia. Simplesmente pelo fato de que glúten NÃO É SOLÚVEL EM ÁGUA…
- A princípio pode-se sentir um cheiro “ruim” no Rejuvelac (odor de fermentado), mas quando se adiciona o suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.
- Em cidades onde o clima é muito quente, você pode preparar o Rejuvelac sempre com 24 horas. Em cidades onde o clima é mais frio vale arriscar o preparo de 48 horas.
- Para tomar Rejuvelac diariamente, a cada 3 dias deve ser iniciado novo processo de fermentação.