ÁGUA IONIZADA – SAIBA SEUS BENEFÍCIOS

Vocês sabiam que a água ionizada tem um profundo efeito detoxificante em todas as células do corpo, reduzindo suas toxinas, melhorando a circulação e equilibrando o organismo?


A ciência explica que no processo de ferver água (processo de ionizar) ela se torna “fina” e assim seus conjuntos moleculares são reduzidos de 10.000 para apenas 1 ou 2 conjuntos. Além disso, a água se carrega e se satura de íons negativos (-) de oxigênio.

agua-ionizada-instituto-dr-pablo

COMO FUNCIONA

A maiorias das toxinas de nosso corpo tem carga positiva (+) e, portanto, naturalmente tendem a se “colar“ ao corpo, que é carregado negativamente (-). À medida que os íons negativos de oxigênio DA ÁGUA IONIZADA entram no corpo, são atraídos para o material tóxico carregado positivamente, transformando os detritos e as toxinas em matéria fluida, que é facilmente expelida pelo corpo.

EFEITOS

O efeito da água ionizada é rápido, durante o processo de “LIMPEZA ORGÂNICA”, sua língua pode adquirir uma camada de cor branca ou amarela, dando indícios de que o corpo está eliminando muitos resíduos.

Se estiver com excesso de peso, este método de limpeza pode ajudá-lo a perder vários quilos em curto espaço de tempo, sem os efeitos colaterais que normalmente acompanham a perda repentina de peso.

MAS…COMO PREPARAR ?

É tudo muito simples!

  • Você vai colocar água para ferver (a quantidade varia de 500 ml ou 1 litro).
  • Use panela de vidro ou de inox.
agua-ionizada-instituto-dr-pablo
  • Quando ela começar a fazer as bolhinhas da fervura, deixe no fogo por mais 15 ou 20 minutos. Os íons de oxigênio serão produzidos pelas bolhas de água fervente da mesma forma que são produzidos quando a água de uma cachoeira cai no solo ou quando a água dos oceanos se quebra à beira-mar.
  • Depois coloque essa água numa garrafa térmica (as melhores são as de aço inoxidável) para manter a água quente e ionizada durante 12 horas aproximadamente.
  • É preciso beber 1 ou 2 gole a cada meia hora durante o dia e beba a água quente, a temperatura mais quente que você pode suportar.

QUANDO CONSUMIR?

agua-ionizada-instituto-dr-pablo

Pode ser consumida sempre que você não se sinta bem ou estiver cansado/inchado , ou tenha necessidade de se desintoxicar, ou simplesmente queira se sentir com mais energia . Pode tomar diariamente por algumas semanas até sentir seus efeitos benéficos, enquanto outras o fazem continuamente, como forma de deixar o corpo limpo e mais resistente.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: a água ionizada não substitui a ingestão regular de água, pois ela não hidrata as células como a água comum. Sua função é outra: carregar o corpo de oxigênio para limpar as células.

Referência bibliográfica: O livro “Limpeza do fígado e da vesícula”, de Andreas Moritz.

COLESTEROL – Tudo o que você precisa saber

Ao final de contas o que é o COLESTEROL?

O primeiro aspecto necessário a se compreender é que o colesterol é vital para o organismo. Seu corpo precisa de colesterol!! Veja por quê.

Trata-se de uma substância produzida pelo FÍGADO que auxilia nas funções do organismo, sendo vital para metabolizar as vitaminas lipossolúveis como vitamina A, D, E e K, e exigido pelo corpo para o bom funcionamento das células, nervos e produção de hormônios.

FUNÇÕES

O corpo também o obtém de fontes externas por meio da alimentação. Nosso organismo regula naturalmente suas necessidades de colesterol, assim, se ingerirmos mais colesterol dos alimentos, o corpo produz menos, e se nosso consumo de colesterol é baixo, o corpo fará mais. Portanto, o colesterol na dieta não tem praticamente nenhum efeito nos níveis de colesterol no sangue.

blank

Todas as membranas do nosso corpo contêm colesterol.

Ele é uma substância de REPARAÇÃO DO CORPO extremamente importante, e também funciona como um ANTIOXIDANTE poderoso, protegendo as pessoas contra o câncer e o envelhecimento. É necessário para uma função adequada do CÉREBRO, pois ele ajuda na formação da MEMÓRIA e absorção de hormônios no cérebro, como a serotonina, que faz você se sentir mais feliz.

A pouca produção de colesterol pode afetar a produção de hormônios e causar problemas de açúcar no sangue, deficiências de minerais, inflamação crônica, dificuldade de cicatrização e diversos problemas reprodutivos.

Há diferentes TIPOS DE COLESTEROL, e os 2 principais tipos são:

1-Colesterol LDL: é conhecido como o “mau colesterol” ou (lipoproteína de BAIXA densidade).
Sua função é de transportar colesterol para o sangue, ele viaja pela nossa corrente sanguínea em forma de gordura.

Porém NÃO existe apenas um tipo de LDL, e sim dois:

Colesterol-tudo-o-que-voce-precisa-saber-instituto-dr-pablo

– (LDL-A) ou “GRANDE, flutuante, BENÉFICO“ – tem partículas maiores deste LDL, que flutuam pela corrente sanguínea, SEM ter possibilidade de se infiltrar entre as células endoteliais dos vasos sanguíneos para sequer iniciar o processo de formação de placa ateromatosa.

– (LDL-B) ou “PEQUENO, denso, MALÉFICO“ – que não flutua e é pequeno o suficiente para se infiltrar sob a superfície das células endoteliais e iniciar a formação da placa ateromatosa .

Podemos considerar “ruim” de fato o LDL tipo B, que pode ser associado ao risco de doença cardíaca.

2- Colesterol HDL: é conhecido como o “bom colesterol”

A função do HDL (lipoproteína de alta densidade) é carregar o colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado. O fígado, então, vai remover essa gordura do organismo. Manter os níveis de HDL normais é extremamente benéfico, pois serão menores as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas.

E o Colesterol TOTAL?

Se temos definido quem é quem (HDL e LDL A e B), por que o colesterol total sempre foi tarjado com o rótulo “risco à saúde”?!
A resposta que aparece nos exames de sangue de rotina como colesterol medido, é o resultado de uma combinação de todos os tipos sem especificar os tipos .

Colesterol-tudo-o-que-voce-precisa-saber-instituto-dr-pablo

Esta análise do colesterol total pode ser enganosa. Portanto, se o seu colesterol total está na categoria desejável, é possível que você tenha níveis insalubres de HDL (muito baixo) e LDL (muito alto).

Pense no colesterol total como uma avaliação primária, em que não se deve tomar decisões de tratamento com base neste número sozinho.

Não é um bom parâmetro para saber se há risco de doenças cardíacas, pois sua informação é pouco detalhada.

Então o que causa o colesterol elevado?

Fatores como genética, inatividade, diabetes, estresse e hipotireoidismo, intoxicação hepática, uma dieta pobre em nutrientes são as causas de colesterol elevado.

Enquanto nós costumávamos pensar que dietas ricas em gordura causavam níveis elevados de colesterol, agora sabemos que apenas certas pessoas têm problemas metabolizando adequadamente o colesterol.

Comer gordura saudável vai aumentar o colesterol HDL “bom colesterol”.

Pacientes com risco aumentado de doenças cardiovasculares podem precisar limitar sua ingestão de colesterol e gorduras saturadas.

Mas para todas as pessoas o melhor mesmo é limitar a ingestão de porcarias processadas e açucaradas.

Dados científicos mostram que o impacto da redução do colesterol dietético é pequeno em comparação com o ajuste de outros fatores dietéticos e de estilo de vida importantes.

Os principais culpados do aumento de colesterol na dieta são:

  • Carboidratos refinados e o açúcar.
  • Alimentos com gorduras trans. (margarinas, bolachas, etc.)
  • Óleos hidrogenados (soja, milho, girassol, canola, etc.)
  • Produtos lácteos
  • Excesso de álcool
Colesterol-tudo-o-que-voce-precisa-saber-instituto-dr-pablo

Então, que podemos fazer para corrigir isto?

  • Dietas com baixo teor de carboidratos refinados, açúcar, óleos vegetais e produtos lácteos reduzem o risco de doenças cardíacas.
  • As gorduras saudáveis que ajudam a abaixar o colesterol ruim e elevar o colesterol bom são o azeite de oliva extra virgem, as nozes, castanhas e sementes, assim como o abacate e óleo de coco.
  • As proteínas também são extremamente saudáveis e recomendadas para este fim: aves, peixes, carnes, frutos do mar e ovos.

Procure o seu médico para mostrar o melhor caminho a seguir e indicar os exames para saber se o seu colesterol está nos níveis corretos.

Gratidão

DICAS para NUTRIR nossas CRIANÇAS

Percebeu que nossas crianças estão cada vez mais obesas? E mesmo assim desnutridas? Por isso estão mais doentes que nunca na história da humanidade).

Tenha em mente que o crescimento saudável da criança depende de muitas coisas, e uma delas, bem importante, é a alimentação.

Quando se trata de uma alimentação saudável estamos falando de alimentos frescos e de verdade, como: Frutas ,verduras, legumes, carnes e ovos são sempre boas opções.

Se os alimentos são da estação, tem mais nutrientes e menos agrotóxicos, sabia?

blank

Uma criança, sem uma alimentação nutritiva, fica desnutrida e mais suscetível a ficar doente.
Alimentos industrializados (aqueles embalados), e não orgânicos os expõem a toxinas perigosas.

Uma ideia boa é levar as crianças para fazer as compras com você, e as opções da comida que você comprar deixe eles escolherem, assim despertarão interesse pela comida saudável.

blank

REGRAS ALIMENTARES PARA CRIANÇAS

Um gesto de amor no cuidado dos filhos.

É comum que lembremos isto quando as mães estão amamentando, porém após essa fase, os pais esquecem da importância do amor no preparo da comida, e da qualidade da mesma.

1- Educar dando bons exemplos, é o melhor.
Comer bem e de forma saudável se aprende em casa desde cedo.

Nutrição-Infantil-Instituto-Dr-Pablo-Medicina-Integrativa

2- Nunca negocie a comida, frases como “se não comer não vai naquela festa ou não vai brincar“
NUNCA.

Nutrição-Infantil-Instituto-Dr-Pablo-Medicina-Integrativa

3- Nada de aparelhos eletrônicos durante as refeições como TV, celular, etc, essas distrações faz com que o cérebro da criança não registre que está sendo alimentado, podendo comer demais ou de menos.

Nutrição-Infantil-Instituto-Dr-Pablo-Medicina-Integrativa

4- O prato deve ser, dentro do possível, o mais colorido possível para chamar atenção da criança, além de mais cor, significa nutrientes.

Nutrição-Infantil-Instituto-Dr-Pablo-Medicina-Integrativa

5- Se a criança não gostar de 1 determinado alimento, antes de retirá-lo do cardápio, a criança precisa experimentar o alimento pelo menos umas 10 vezes em preparos diferentes. (ex: não é o mesmo um tomate cru, que feito cortado fininho numa salada, que cozido no molho, ou numa sopa de tomates, entende?).

Nutrição-Infantil-Instituto-Dr-Pablo-Medicina-Integrativa

6- Se a criança não tem fome (naquela hora), não obrigue a comer, porém não ofereça nada alternativo que não seja “alimento de verdade“ (ex: a criança não almoçou e após 1 hora um “adulto” lhe oferece 1 pedaço de bolo, isto NUNCA pode acontecer), e tenha paciência para esperar pelo horário de refeição (almoço ou jantar).

ERROS ALIMENTARES

Dar alimentos açucarados e industrializados como: bolachas, refrigerantes, bolos, balas, doces em geral).

Nutrição-Infantil-Instituto-Dr-Pablo-Medicina-Integrativa

Compreenda que açúcar e aditivos alimentares, roubam nutrientes do organismo das crianças , gerando problemas de aprendizagens, da concentração mental e coordenação motora, obesidade, anemia, etc.

Obesidade-Infantil-Instituto-Dr-Pablo-Medicina-Integrativa

Então, ofereça a sua criança mais frutas e vegetais. Faça em casa os lanches saudáveis, para levar na escola (não os deixe comprar salgadinhos, frituras, doces e outras porcarias).

Não ofereça refrigerantes (ricos em açúcar).

Não compre Fast-Food (comida rápida) hambúrguer, batatas fritas, chips, são os campeões atuais de obesidade infantil.

Obesidade-Infantil-Instituto-Dr-Pablo-Medicina-Integrativa

É claro que uma vez ou outra se alimentar de “produtos alimentícios industrializados“ é factível , porém não deve ser a regra.

Gratidão