O açúcar refinado é um produto que passa por vários processos químicos, e esses elementos intoxicam o organismo. É pobre em nutrientes, possui alto índice calórico, as chamadas calorias vazias.
Se transforma rapidamente em glicose, resultando em picos de insulina, prejudiciais à saúde. Pode viciar porque auxilia na produção de dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Ingerir grandes porções de açúcar aumentam os riscos de:
– DOENÇAS CARDIOVASCULARES, sempre nos fizeram crer que as gorduras eram as causas das doenças cardíacas, porém, pesquisas têm apontado o açúcar como o verdadeiro culpado.
– DIABETES tipo 2, quando comemos uma dieta rica em açúcar, as células tendem a se tornar resistentes aos efeitos da insulina. Quando isso acontece, o pâncreas começa a secretar ainda mais insulina para remover a glicose da corrente sanguínea, porque a glicemia elevada é tóxica. É assim que a resistência à insulina leva a níveis elevados de insulina no sangue. Mas a insulina também tem outra função importante, ela diz às células de gordura para pegar gordura da corrente sanguínea e armazená-las.
É assim que se desenvolve a OBESIDADE e níveis elevados de COLESTEROL.
– DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA ou “FÍGADO GORDUROSO“ de causa não alcoólica. A doença hepática gordurosa não-alcoólica está relacionada com o consumo de xarope de milho de alta frutose escondido em bebidas e alimentos processados.
Esta doença aumenta a frequência de: OBESIDADE, RESISTÊNCIA INSULÍNICA, SÍNDROME METABÓLICA e DIABETES TIPO 2. (E você pode não experimentar quaisquer sintomas desses).
- DÉFICIT DE APRENDIZAGEM – por prejudicar a memorização
- CÁRIES
- DISBIOSE INTESTINAL e PERMEABILIDADE INTESTINAL: o açúcar muda a microbiota do intestino de uma forma que aumenta a permeabilidade intestinal.
Os AÇÚCARES podem ter VÁRIOS NOMES diferentes nos rótulos dos “PRODUTOS ALIMENTÍCIOS” como:
Dextrose anidra; Açúcar mascavo; Açúcar em pó de confeiteiro; Xarope de milho; Sólidos de xarope de milho; Dextrose; Frutose; Xarope de milho rico em frutose (HFCS); Açúcar invertido; Lactose; Xarope de malte; Maltose; Xarope de bordo; Melaço; Néctares; Açúcar cru; Sacarose; Açúcar granulado branco.
EAI , COMO FAÇO PARA ME AFASTAR DESSE PERIGO?
- Restringir alimentos e bebidas processadas, pode diminuir significantemente sua ingestão de açúcar.
- Consumir mais proteína de alta qualidade, fibra e alimentos fermentados pode ajudá-lo a diminuir seu desejo por açúcar.
- Use substitutos do açúcar.
Add a Comment