Os hormônios bioidênticos são hormônios que têm exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos pelo nosso organismo, independentemente da fonte da qual se origina (assim pode ser natural ou sintética), por este motivo têm ação mais fisiológica e natural dentro do nosso organismo, entretanto devem ser utilizados respeitando dosagens fisiológicas em pacientes com deficiências.
A reposição hormonal convencional, visa substituir os hormônios que estão em níveis muito baixos e trazê-lo a um nível comparado com as de indivíduos da mesma idade, necessita-se então, doses mais elevadas de hormônios para restabelecer a deficiência grave já instalada.
Já na modulação hormonal ( ou Reposição hormonal Bioidêntica ) , o modo de tratamento é diferente, pois o objetivo é prevenir que os hormônios declinem ainda mais e evitar que eles se tornem deficientes graves, ou seja, restabelecer o equilíbrio hormonal em pequenas doses hormonais e de maneira fisiológica.
Em virtude dos maus hábitos alimentares e das características da vida moderna, atualmente as quedas hormonais começam cada vez mais cedo, juntamente com as doenças. Homens jovens já estão com níveis de hormônios drasticamente reduzidos, com reflexos visíveis na sua saúde.
O início da queda hormonal já ocorre em média aos 30 anos de idade.
Gostaria de concluir afirmando mais uma vez que a terapia de equilíbrio hormonal isomolecular ou bioidêntico é um tratamento natural. Quando realizado por um especialista, seguindo todos os critérios e protocolos, é extremamente seguro e eficaz. É possível equilibrar metabolicamente e otimizar os níveis hormonais ideais para cada pessoa