Seguir estratégias permite a você desfrutar das riquezas culinárias e realizar atividades como viajar e comer fora de casa, de forma segura.
Sugerimos os seguintes passos:
Familiares: oriente seus familiares e amigos sobre o que é Doença Celíaca sensibilidade ao glúten e os cuidados da dieta, explique que precisará de compreensão e ajuda. Isso facilitará a sua participação nas reuniões e confraternizações.
FAMILIARES OU AMIGOS QUE ,MESMO SABENDO DO PROBLEMA ALIMENTAR SEU O DE ALGUM DOS FILHOS , CONTINUAREM A “OFERTAR UM PEDACINHO DE PÃO” , SAIBA QUE SÃO SEUS INIMIGOS , E NÃO ESTÃO NEM AI COM VOCÊ , ENTÃO SINTA-SE BEM AO “DESCARTÁ-LOS” EDUCADAMENTE DA SUA VIDA. NÃO TEM OUTRO JEITO DE LIDAR COM ISSO .
Antes de sair de casa: faça um reconhecimento em sua cidade de estabelecimentos confiáveis que possuem alimentos ou produtos sem glúten. Ou prepare e leve sua própria comida , por exemplo ao trabalho.
Em casa: a pessoa responsável pela alimentação da família deve preparar os alimentos que contêm glúten em locais e horários diferentes do preparo de alimentos isentos de glúten. Lembre-se que sem a limpeza adequada dos utensílios utilizados para o manuseio e preparação de produtos com glúten pode gerar a contaminação de alimentos sem glúten. Recomenda-se que alimentos consumidos com pães como geleias, margarinas, maionese, entre outros e alguns equipamentos de difícil limpeza sejam de uso exclusivo .
Em viagem: ao viajar a trabalho ou férias faça uma pesquisa relativa a quais hotéis ou pousadas oferecem alimentação sem glúten. Se possível, fale com o chefe de cozinha ou nutricionista observando os cuidados já citados.
Comendo fora: alguns restaurantes já disponibilizam seus cardápios sem glúten .
Escolha alimentos preparados de maneira simples ou frescos e evite todos os alimentos com preparações muito elaboradas;
Tempere a salada você mesmo com limão, pouco sal e azeite;
Evite alimentos fritos, pois o óleo pode ter sido utilizado para a fritura de alimentos que contêm glúten;
Não se esqueça que os utensílios, como a faca, os óleos de fritura, as assadeiras podem estar contaminados com glúten.
Evite caldo de carne e molhos que, normalmente, são engrossados com farinha de trigo.
No Brasil temos a Lei Federal nº10.674/2003, que obriga a todos os fabricantes de alimentos industrializados e bebidas que avisam no rótulo se o produto “Contém glúten” ou “Não contém glúten”, conforme o caso.
LEIA SEMPRE O RÓTULO E A LISTA DE INGREDIENTES, mesmo dos produtos conhecidos, pois os fabricantes podem mudar as informações.
CONTAMINAÇÃO CRUZADA
Muitos produtos alimentícios não contém glúten em sua composição, mas devido a uma série de fatores, acabam tendo traços de glúten. É o que chamamos de contaminação cruzada por glúten.
A contaminação cruzada é uma transferência de traços ou partículas de glúten de um alimento para outro alimento, diretamente ou indiretamente.
A contaminação cruzada pode ocorrer na área de manipulação de alimentos, mas também pode ocorrer durante o plantio, colheita, armazenamento, beneficiamento, industrialização e no transporte e comercialização deste produto.