Um gesto de amor no cuidado dos filhos
Percebeu que nossas crianças estão cada vez mais obesas? E mesmo assim desnutridas? Por isso estão mais doentes do que nunca na história da humanidade.
Tenha em mente que o crescimento saudável da criança depende de muitas coisas, e uma delas, bem importante, é a alimentação.
Quando se trata de uma alimentação saudável, estamos falando de alimentos frescos e de verdade, como: frutas, verduras, legumes, carnes e ovos são sempre boas opções.
Se os alimentos são da estação, tem mais nutrientes e menos agrotóxicos, sabia?
Uma criança, sem uma alimentação nutritiva, fica desnutrida e mais suscetível a ficar doente.
Alimentos industrializados (aqueles embalados), e não orgânicos os expõem a toxinas perigosas.
Uma ideia boa é levar as crianças para fazer as compras com você, e as opções da comida que você comprar deixe eles escolherem, assim despertarão interesse pela comida saudável.
REGRAS ALIMENTARES PARA CRIANÇAS
É comum que lembremos isto quando as mães estão amamentando, porém, após essa fase, os pais esquecem da importância do amor no preparo da comida, e da qualidade da mesma.
1- Educar dando bons exemplos, é o melhor. Comer bem e de forma saudável se aprende em casa desde cedo.
2- Nunca negocie a comida, frases como “se não comer não vai naquela festa ou não vai brincar” NUNCA.
3- Nada de aparelhos eletrônicos durante as refeições como TV, celular, etc. Essas distrações fazem com que o cérebro da criança não registre que está sendo alimentado, podendo comer demais ou de menos.
4- O prato deve ser, dentro do possível, o mais colorido possível para chamar atenção da criança, além de mais cor, significa nutrientes.
5- Se a criança não gostar de 1 determinado alimento, antes de retirá-lo do cardápio, a criança precisa experimentar o alimento pelo menos umas 10 vezes em preparos diferentes. (ex: não é o mesmo um tomate cru, que feito cortado fininho numa salada, que cozido no molho, ou numa sopa de tomates, entende?).
6- Se a criança não tem fome (naquela hora), não obrigue a comer, porém, não ofereça nada alternativo que não seja “alimento de verdade” (ex: a criança não almoçou e após 1 hora um “adulto” lhe oferece 1 pedaço de bolo, isto NUNCA pode acontecer), e tenha paciência para esperar pelo horário de refeição (almoço ou jantar).
ERROS ALIMENTARES
Dar alimentos açucarados e industrializados como: bolachas, refrigerantes, bolos, balas, doces em geral.
Compreenda que açúcar e aditivos alimentares, roubam nutrientes do organismo das crianças, gerando problemas de aprendizagens, da concentração mental e coordenação motora, obesidade, anemia, etc.
Então, ofereça a sua criança mais frutas e vegetais. Faça em casa os lanches saudáveis, para levar na escola (não os deixe comprar salgadinhos, frituras, doces e outras porcarias).
Não ofereça refrigerantes (ricos em açúcar).
Não compre Fast-Food (comida rápida) hambúrguer, batatas fritas, chips, são os campeões atuais de obesidade infantil.
É claro que uma vez ou outra se alimentar de “produtos alimentícios industrializados” é factível, porém não deve ser a regra.
Gratidão
alimentação infantilnutrição infantilsaúde infantil hábitos alimentares saudáveiscomida de verdadealimentação balanceadadesenvolvimento infantilobesidade infantilreceitas saudáveis para criança cardápio infantilcomo alimentar meu filho de forma saudávelreceitas nutritivas para crianças pequenasimportância da alimentação na primeira infânciacardápio infantil para cada fasealimentos para o desenvolvimento do cérebro infantilcomo evitar o açúcar na alimentação infantillanches saudáveis para a escolacomo fazer as crianças gostarem de legumes e verdurasmitos e verdades sobre a alimentação infantilalimentação infantil e suas implicações na saúde