Uma abordagem altamente eficaz e erroneamente abandonada.
A Helioterapia, ou o sol como remédio natural, pode tratar várias doenças. É um tratamento alternativo, onde os raios solares, essenciais para a vida no planeta, são os principais ingredientes. Esta técnica da Medicina Alternativa é utilizada desde a antiguidade, tendo sido adotada pelos gregos. Na antiga civilização os doentes eram expostos ao sol moderado para acelerar o processo de cura. Vale ressaltar que é provado cientificamente que o sol tem reflexo direto no humor do ser humano, fator que está ligado ao nosso estado de saúde.
Em 1903 o Dr. NIELS RYBERG FINSEN ganhou o prêmio Nobel de medicina , por demonstrar os benefícios da luz solar na saúde humana .
Finsen sofria da doença de Niemann-Pick , que o inspirou a tomar sol e investigar os efeitos da luz nos seres vivos.
O Finsen Institute foi fundado em 1896, com Finsen atuando como seu primeiro diretor. Posteriormente, foi fundido com o Copenhagen University Hospital e atualmente atua como um laboratório de pesquisa do câncer .
Se você quer prevenir doenças atreladas ao envelhecimento, câncer, depressão, doenças cardiovasculares e muitas outras, precisa garantir bons níveis de vitamina D no organismo.
É claro que não deve ser considerada como fator isolado. Você precisa de boa alimentação, boas noites de sono e exercícios físicos para que a vitamina D faça o seu papel da melhor forma possível.
O ideal é expor o tronco, os braços e as pernas, sem filtro solar, entre 10 a 20 minutos, entre as 10:00 e 15:00 horas..
O corpo humano pode produzir até 20.000 UI diárias de vitamina D3 proveniente da radiação solar UVB.
A produção de vit. D3 varia , dependendo :
- hora do dia ( 10 as 14 hs , ideal por 10- 20 minutos )
- da estação do ano ( verão é melhor, claro )
- a latitude ( mais próximo do equador maior exposição )
- da cor da sua pele ( mais escura precisa mais tempo de exposição
- Além da idade ( mais jovem , precisa de menor tempo de exposição ) , a capacidade de produzir vitamina D3 diminui com a idade , devido a uma diminuição de 1-alfa-hidroxilase nos rins.