Cálculos renais ou pedras nos rins são um dos distúrbios mais comuns do trato urinário, e todos os anos milhões de pessoas visitam seus médicos com o objetivo de tratar a doença. Estima-se que uma em cada 10 pessoas irá lidar com uma pedra no rim dolorosa em algum momento de suas vidas.
A maioria das vezes não vai causar danos, alguns casos podem ser mais complicados, podendo causar danos aos rins e até mesmo insuficiência renal obstrutiva (nestes casos deverá fazer cirurgia de emergência).
As pedras são feitas de aglomerados de minerais, ácidos e sais no corpo que se ligam um ao outro dentro dos rins, causando pressão e dor lombar quando você tenta ir ao banheiro.
Cerca de 80% das pedras nos rins são de Cálcio, o que significa que o cálcio que está normalmente presente no corpo se combina com outras substâncias (oxalatos, fosfato ou carbonato). Outras vezes, podem ser causadas pelo acúmulo de outros sais ácidos, como o ácido úrico (10 – 15 %) e estruvita e cistina (o tipo mais ligado a fatores hereditários).
Existem diversos tipos diferentes de pedra nos rins. Somente com exames médicos exigidos pelo seu médico é que você consegue descobrir qual o tipo de pedra nos rins que você tem.
CAUSAS
- Tomar suplementos de cálcio
- Desidratação
- Acidez do corpo
- Problemas digestivos, tais como doença inflamatória intestinal ou diarreia crônica
- Desequilíbrios de eletrólitos
- Obesidade
- Diabetes
- Gota
- Medicações (exemplo os diuréticos, anti-inflamatórios, quimioterapia)
- Deficiências de nutrientes e minerais
- Infecções urinárias (por acúmulo de amônia)
- Sedentarismo
- Dieta com excesso de proteínas (muitas carnes)
SINTOMAS
- Dor intensa nos rins ( lombar), que pode ir e vir. (cólica ), que geralmente se irradia (espalha) na virilha e entre as coxas;
- A urina fica turva, com sangue ou com mau cheiro;
- Necessidade persistente de urinar mais do que o normal;
- Náuseas e vômitos;
- Febre e calafrios quando o problema piora.
A grande maioria das vezes as pedras não causam sintomas, até que comecem a crescer ou que se movimentam.
DIAGNÓSTICO
Geralmente é clínico, através dos sintomas, ou pelos exames de rotina (ultrassonografia abdominal e/ ou renal e vias urinárias ), ou pelos sedimentos nos exames de urina.
TRATAMENTO CLÁSSICO
Repouso físico, aumentar a ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos (como dipirona – Buscopan).
Nos casos mais graves, pode ser indicado o internamento do paciente, injeções de remédios analgésicos, como o Tramadol, ou a cirurgia para pedra nos rins. É importante sempre que você procure o seu médico, para que ele indique o tratamento mais adequado.
TRATAMENTOS INTEGRATIVOS
- A Homeopatia conta com Calcarea Carbônica, Berberis Vulgaris, Lycopodium, Solidago, Uva Ursi, etc, para “destruir e expulsar estas pedras“ dependendo de suas causas.
- A Fitoterapia nos oferece os chás de: “Pata de Vaca“, “Quebra-Pedras“, entre outros, para diminuir a inflamação e acelerar a expulsão das pedras. Assim como o suco de Limão da Pérsia.
- Os suplementos de Magnésio e Potássio, (reequilibrar os níveis de cálcio) – banana, abacate, melão, sucos verdes (possuem esses minerais)
- Dieta rica em nutrientes, com muitos minerais, antioxidantes, e gorduras saudáveis (diga não aos produtos alimentares)
- Alimentos Alcalinos (verduras, legumes e frutas frescas, em maior medida que as carnes).
- Sucos alcalinizantes (de limão) – Beber água suficiente e líquidos naturais (como chás e sucos detox)
PARA EVITAR FORMAR MAIS PEDRAS DIMINUA A INGESTÃO DE :
- Cafeína e álcool – ambos são desidratantes –
- Alimentos ricos ácido oxálico, como espinafre, tomate, couve, berinjela, beterraba, aipo, batata-doce, amendoins, amêndoas, mirtilos, amoras, morangos, salsa e cacau, e de alguns cereais como o farelo de trigo.
- Açúcares
- Grãos refinados (farinhas e cereais industrializados: pão, bolos, macarrão, etc) possuem ANTI-NUTRIENTES (como produtos químicos conservantes, saborizantes, etc) que favorecem o desenvolvimento de cálculos renais.
- Carnes processadas podem causar a formação de pedras nos rins. (salsichas, embutidos, etc).