Inflamação é uma resposta natural do sistema imunológico a uma ameaça.
Por definição, inflamação é uma resposta dos tecidos a uma invasão ou lesão com recrutamento de moléculas e células do sistema imune para combate e reparo nesse lugar.
A inflamação aguda (horas – dias), que é benéfica, ela começa e termina, tem um fim, e num corte do dedo, se produz um estado inflamatório no local, para combater infecções e começar o reparo da lesão.
Agora a inflamação crônica (meses, anos) é maléfica, ela começa e não termina, e se mantém por muito tempo causando danos no organismo, constituindo baseadas doenças cardíacas, do câncer, e da das doenças autoimunes.
Os sinais quando você tem uma inflamação são: CALOR (fica quente) ,RUBOR (fica vermelho), TUMOR (fica inchado), DOR e DISFUNÇÃO (de um órgão ou membro).
Alguns aspectos para considerar:
A febre ajuda o sistema imune e estimula a atividade enzimática (para o corpo fazer seu trabalho de reparo celular), ela é tão importante que, quando você tem câncer (sistema imunológico insuficiente), você não tem febre, nem suor.
Outro aspecto importante para saber, é que a inflamação crônica, maléfica, sempre vai ter predileção pelo seu órgão mais fraco, mais sensível.
E, é bom lembrar que medicina oficial só trata a inflamação crônica, não sua causa, por isso o tratamento é para sempre, entendeu?