INTESTINO PERMEÁVEL
Numa digestão saudável o alimento é processado por todo o aparelho gastrointestinal de maneira que os nutrientes benéficos possam penetrar para a corrente sanguínea e circular pelo corpo. Ao mesmo tempo que o intestino absorve nutrientes também filtra as toxinas, impedindo que sejam absorvidas para o sangue, então, se existir um intestino permeável – furado, este deixa passar essas toxinas para dentro do corpo.
Essas toxinas podem ser alimentos mal digeridos (mal cortados), como o glúten e os lácteos, ou substâncias químicas dos alimentos, ou metais tóxicos, ou LPS, ou microrganismos patogênicos ( parasitas, fungos, etc). O tecido do intestino é como um filtro que deixa passar moléculas pequenininhas para dentro do sangue e não deixa passar as moléculas maiores. Quando ele está inflamado esse filtro pode ficar furado (intestino permeável) e moléculas maiores entrarão no sangue. O sistema imunológico não reconhece essas partículas maiores e estranhas, e as ataca , porém resulta que algumas dessas partículas são parecidas com estruturas moleculares de alguns tecidos ou órgãos (mimetismo molecular), e nessa confusão o sistema imunológico acaba atacando o próprio tecido (autoimunidade).
Vamos dar um exemplo: você come um pão ele é digerido no estômago, vai para seu intestino delgado que está permeável -furado-, então as partículas de glúten penetram no seu sangue e o sistema imunológico ataca o glúten destruindo-o .
Com uma dieta cheia de trigo, este processo se repete diariamente, e por muitos anos sem você perceber nada. Até que um dia , seu intestino de tão inflamado e furado, vazando mais e mais diferentes tipos de toxinas, e, com seu sistema imunológico trabalhando demais (hiper reativo), confunde o glúten com uma proteína da tireoide e começa a atacar sua tireoide. Temos aí a tireoidite de Hashimoto.
Mas também poderiam ser suas articulações e teríamos a artrite reumatoide, ou poderia ser seu cérebro teríamos o Alzheimer ou autismo .
Olha só o problema: pessoas que fazem teste de intolerância alimentar no momento em que seu intestino está com problema -furado-, testaram positivo a tudo (falsos positivos), e ficam fazendo restrições desnecessárias, isto é engraçado e triste.
A dieta com substâncias inflamatórias, as toxinas, o estresse e vários medicamentos contribuem, todos juntos, para causar o intestino permeável (“ furado”) , uma doença em que as paredes dos intestinos se tornam mais porosas que o normal. Como resultado disso, o alimento parcialmente digerido vaza para o sangue, (causa uma hiper reação do sistema imunológico em consequência, produz inflamação crônica, que será a origem dos seus problemas de saúde .
O intestino permeável é uma condição prévia essencial para o desenvolvimento de doenças autoimunes. Por isso, a cura do intestino permeável é um elemento importantíssimo na sua recuperação.
Como reparar ?
Reparar o revestimento interno da parede intestinal, pode ser feito por meio de suplementos como:
• L-GLUTAMINA um aminoácido que ajuda a rejuvenescer esse revestimento. As células intestinais a utilizam como principal combustível .
• ÔMEGA – 3, ajudam a diminuir a inflamação.
• ALOE VERA – Aloe vera ajudam a acalmar o intestino e esfriar a inflamação, permitindo que o intestino se cure mais rápido.
• Curcuminoides de CURCUMINA que ajudam na inflamação .
• As homeopatias: NITRI ACIDUM, MERCURIUS CORROSIVUS, também ajudam nos processos inflamatórios intestinais com rapidez.