Osteoporoses e doenças cardíacas
Osteoporoses
“Produtos lácteos não fazem parte da dieta na China , Japão , Vietnã e Tailândia , no entanto os habitantes desses países têm uma das taxas mais baixas de osteoporoses e fratura óssea no mundo “
Hegsted ,M. Features , Calcium and Modern Diet. AJCN 74 ( 2001) : 571-73
Os maiores consumidores de leite do mundo : Austrália , Nova Zelândia ,América do Norte e o Oeste Europeu , também têm a maior incidência de osteoporose e fratura óssea.
Estudos demonstram que leite de vaca não protege os seres humanos contra fraturas ósseas ( como nos foi ensinado) , e mais , o alto consumo pode aumentar o risco de fraturas .
Feskanich D1, Willett WC, Stampfer MJ, Colditz GA. Milk, dietary calcium, and bone fractures in women: a 12-year prospective study. Am J Public Health. 1997 Jun;87(6):992-7.
E os suplementos de cálcio ?
Um estudo realizado em 2011 concluiu que mulheres que fazem suplementação com cálcio têm risco aumentado em 600% para o desenvolvimento de aterosclerose , infarto de miocárdio e acidente vascular cerebral .
BOLLAND MJ, GREY A, AVENELL A, et al. Calcium supplements with and without vitamin D and risk of cardiovascular events: Reanalysis os the Women´s Health Initiative limited acces dataset and meta-analysis. BMJ, 2011, 342: d2040.
Então , não suplemente com cálcio para prevenção da osteoporose.
Os seres humanos absorvem no máximo 32% do cálcio contido no leite de vaca , ou seja ele tem pouca biodisponibilidade .
Se não tem magnésio na dieta , não irá ser bem absorvido o cálcio. Uma boa relação cálcio – magnésio é perfeitamente obtida dos vegetais de folhas verdes .
Doenças cardíacas
“Leite não previne osteoporose e possivelmente contribui para o desenvolvimento de DCV (doença cardiovascular)”
PHYSICIANS COMMITTEE FOR RESPONSIBLE MEDICINE, Good Medicine 2., SPRING 2001:23
É difícil acreditar mas o consumo de leite pode aumentar as chances de doenças cardiovasculares.
Conclusão :
Estas são algumas das verdades indigestas do leite de vaca .
Os seres humanos absorvem no máximo 32% do cálcio contido no leite de vaca , ou seja ele tem pouca biodisponibilidade .
Se não tem magnésio na dieta , não irá ser bem absorvido o cálcio. Uma boa relação cálcio – magnésio é perfeitamente obtida dos vegetais de folhas verdes .
Não sou contra os produtores de leite que vivem dessa atividade , e que não são os culpados reais de todos esses problemas .
Porém , se houver uma conscientização de estes problemas pode-se melhorar a qualidade da produção , sem os artifícios modernos tão prejudiciais , como a produção do leite cru e orgânico de vacas que comem grama e seus produtos como kefir , iogurte ,coalhada , manteigas e queijos integrais .Claro ,vendidos diretamente pelo produtor ou cooperativas ,onde se aumentariam os lucros para os mesmos .
Estes mesmos produtores hoje em dia estão sendo prejudicados pela mesma indústria que substitui os produtos lácteos por outros com gorduras hidrogenadas ( péssimas para a saúde ) como acontece com os queijos “tipo” mussarela ,”tipo” cheddar e “tipo” requeijão. O problema é complexo .
Meu conselho :
- Para quem tem problemas de saúde use os substitutos saudáveis como os leites de castanhas , nozes , arroz e coco , assim como a manteiga ghee ( manteiga de garrafa ) , e queijos vegetais .
Para quem tem saúde , use os produtos lácteos orgânicos certificados e com moderação