O sal é muito mais que uma especiaria para o ser humano: trata-se DE uma das bases de uma alimentação saudável . Sem ele, boa parte dos pratos como conhecemos atualmente jamais existiriam. E por ser um ingrediente tão potente, é necessário saber usá-lo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que se consuma cerca de 5 gramas ao dia, para que a quantidade de sódio não ultrapasse os valores que o corpo necessita. Porém , a pergunta é : de qual sal devemos nos “limitar “ a essas 5 gramas ao dia ? E claro que acredito se tratar do sal de mesa refinado , esse é sabidamente causador de problemas de hipertensão arterial e outros males .
De onde vem o sal ?
O sal da nossa alimentação é obtido a partir de fontes naturais, como depósitos subterrâneos de sal e/ou através da evaporação da água do mar.
- SAL MARINHO (evaporação da água do mar)
- SAL MINERAL (de minas subterrâneas de sal): do Himalaia (rosa), da índia (negro), etc.
SAL REFINADO – “o sal de cozinha”
O sal refinado é o sal extraído de mar ou minas que passa por um processamento .
È um tratamento físico e químico complexo com várias etapas de processamento, como extração, moagem, lavagem, purificação, dissolução, concentração, refinamento, secagem, branqueamento, adição de substâncias químicas para ficar mais branquinho, soltinho (antiaglutinantes), sua aparência fica melhor.
Também recebe iodo em ínfimas quantidades , porém suficientes para prevenir o bócio endêmico ( aquela batata no pescoço ) . Se retiram impurezas , mas neste processamento porém se perdem seus minerais como enxofre, bromo, magnésio e cálcio .
Temos então o componente do sal refinado , o cloreto de sódio , formado pela ligação iônica entre o sódio e o cloro.
SAL INTEGRAL
Em contrapartida o sal Integral ( bruto ,puro , sem processamento ) não passa pelo refinamento, e contém todos seus minerais , mais de 84 elementos, dentre eles: iodo, enxofre, bromo, magnésio, cálcio, etc..
SAL REFINADO Sal de mesa , sal fino , sal light , sal grosso | SAL INTEGRAL Marinho puro, flor de sal , ou de minas como o rosa do himalaia , preto , kosher , etc . |
Cloreto de sódio + químicos Maléfico: >5gr/dia, produz:Hipertensão arterial Inchaços Distúrbios hidroeletrolíticos Cálculos renais | + 80 minerais: cloro, sódio, magnésio ,etc.Benéfico para:Condução dos impulsos nervosos Mineralização óssea Controle da pressão arterial Função celular e muscular |
Observação : o sal grosso é menos processado e retém mais minerais , em comparação ao sal fino refinado.
O sal integral é fundamental para a manutenção de nossa saúde. É uma fonte importantíssima de minerais, os quais atuam na regulação da quantidade de líquidos dentro e fora das células, e ainda ajudam a regular a pressão arterial.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os sais minerais presentes no sal ajudam no transporte de oxigênio nas células, bem como no funcionamento de diversas enzimas em nosso organismo. Os sais com seus ícones , atuam na contração muscular , na condução do sistema nervoso , que , sem minerais você não teria forças para levantar seus braços , sem falar de manter o ritmo normal do seu coração .
Referências :
– https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27757935/
Prada PO, Coelho MS, Zecchin HG, Dolnikoff MS, Gasparetti AL, Furukawa LN, Saad MJ, Heimann JC. Low salt intake modulates insulin signaling, JNK activity and IRS-1ser307 phosphorylation in rat tissues. J Endocrinol. 2005 Jun;185(3):429-37.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mahtani KR, Heneghan C, Onakpoya I, et al. Reduced Salt Intake for Heart Failure: A Systematic Review. JAMA Intern Med. 2018;178(12):1693–1700.