Tipos e efeitos no organismo
Os açúcares são fontes importantes de nutrientes e não devem ser totalmente retirados das dietas mas sim devem ser usados com moderação. Mas qual usar ?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação para a população é a de que o consumo de açúcar fique entre 5 e 10% de tudo o que ingerimos diariamente. No entanto, quanto mais perto dos 5% (25 gramas ou 5 colheres de chá) nos mantivermos, melhor para a nossa saúde.
Essa recomendação abrange tanto os açúcares que usamos ao cozinhar e os adicionados pelas indústrias a produtos como bolachas, iogurtes, chocolates etc. quanto os naturais, presentes em alimentos como o mel e as frutas.
Açúcar de cana
A cana-de-açúcar é fonte dos açúcares em seus vários tipos comerciais ;
Mascavo é a forma mais bruta de extração do açúcar da cana . Ele tem vários nutrientes, em destaque cálcio e ferro em grandes quantidades. Depois, com leve refinamento, vem o açúcar demerara, que também conserva todos os nutrientes, como açúcar mascavo. A melhor escolha para este tipo de açúcar é a forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem nenhuma substância aditiva.
Continuando com o refinamento , vem o açúcar cristal e logo após mais processamento o açúcar refinado, onde já se perdeu 90% dos seus nutrientes e ainda possui substâncias químicas, para ele ficar bem branquinho e bonito, mas com nada de bom para a saúde. Esse pode ser considerado, sem sombra de dúvida, o pior açúcar para nossa saúde.Os açúcares confeiteiro e light , são muito refinados e o light ainda possui adoçantes artificiais ,sabidamente péssimos para sua saúde, como verá nos próximas páginas.
Açúcar de coco
É um substituto do açúcar de cana, extraído do fluido das flores da palma de coco, que não passa por refinamento e adulteração. Além disso, não contém conservantes. O açúcar de coco possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Apresenta baixo índice glicêmico, sendo digerido mais lentamente.
AÇÚCAR REFINADO
O açúcar de mesa refinado é 98 % sacarose , que é a união de 2 açúcares glicose mais frutose e aditivos químicos .
- Tem muitos processos químicos
- Esses elementos intoxicam o organismo
- Um produto pobre em nutrientes.
- Possui alto índice calórico (calorias vazias))
- Transforma-se rapidamente em glicose dentro do organismo
- Picos de glicose geram picos de insulina ( = inflamação e doenças )
- Picos de glicose geram picos de dopamina ( aumento da sensação de prazer, pode viciar )
Seu uso abusivo pode causar aumento dos riscos de doenças crônicas (diabetes , obesidade , doenças cardiovasculares, câncer ) e produz tambem caries , figado gorduroso ,disbiose intestinal , perda ossea- osteoporoses – , porque aumenta a eliminação de minerais valiosos a nosso organismo.
TIPOS DE AÇUCAR ( do melhor ao pior ) , lembrando que os orgânicos têm menos química .
- MASCAVO *
- DEMERARA ou AÇÚCAR DE COCO
- CRISTAL
- REFINADO
- CONFEITEIRO
- LIGHT
*cuidado com os açúcares “mascavos”ou “tipo mascavo “ que são açúcar branco refinado caramelizado , um tipo “vou te enganar legalmente “ .
Eu pessoalmente dou preferência às formas demerara ( orgânica ) e às vezes cristal ( orgânica ) .
Tenha em conta que os excessos de açúcares que vejo nas pessoas que atendo ou mantenho uma conversa , não vem do uso direto do açúcar que tem em casa para adoçar uma bebida ou fazer um doce . E sim na compra de alimentos industrializados , sejam doces ou salgados , líquidos e sólidos , que levam quantidades enormes de açúcares ou adoçantes ( com frutose ). Estes “alimentos” são altamente viciantes.
Faça a pergunta “meu amigo , em que produto alimentício você é fissurado ?” Aí salta o problema , o verdadeiro problema . Não demonizo o uso de açúcares , claro sem tanto ou nenhum processo químico , por exemplo se você comprar um bolo feito artesanalmente.onde você sabe que a pessoa ou empresa que o prepara usa o açúcar demerara , por exemplo . Não vejo picos de glicação elevados nesses pacientes em sua grande maioria .
Referências
– Manhani, T. M. Campos, M. V. M., Donati, F. P., & Moreno, A. D. H. (2014). Sacarose, Suas Propriedades e os Novos Edulcorantes. Revista Brasileira Multidisciplinar, 17(1), 113-125.
– Barnes. Diabetes Canada Position Statement on Low-Carbohydrate Diets for Adults With Diabetes: A Rapid Review. Can J Diabetes. v. 44, p. 295-299, 2020.