Será que é importante a qualidade da água que ingerimos? A resposta é sim. Somos feitos de aproximadamente 70% de água, então se uma pessoa pesa 70 kg, ele possui 40 litros de água no corpo, das quais, quase 70% está dentro das células (intracelular) e 30% está fora das células (extracelular), nos vasos sanguíneos e em volta das células e tecidos.
A “água adequada” deveria ter algumas características especiais a seguir:
PUREZA: significa que deve ter ausência de contaminantes, como cloro, flúor, xenoestrógenos e metais tóxicos, além dos já sabidos compostos orgânicos e bactérias. Isto é logrado com filtros de menos de 5 micras;
REDOX NEGATIVO: o potencial de oxirredução precisa ser negativo, (ideal entre -120 a – 200 mV), significa que a água é antioxidante, reduz e elimina os radicais livres, como são as águas alcalinas de nascentes, que rejuvenescem nosso organismo. Ao contrário, se o redox for +, se trata de águas que aumentam a produção de radicais livres, como as águas de torneiras, destiladas e as filtradas por osmose inversa.
PH ALCALINO: água com Ph maior de 7 que é o valor do Ph neutro. As águas alcalinas são ricas em oxigênio, ao contrário de água ácida, como os refrigerantes em geral, que são pobres em oxigênio e por isso, geram mais cansaço. Tenhamos em conta que o ph de todo nosso organismo é levemente alcalino, com ph entre 7,35 a 7,45. Saúde é estar hidratado e doença geralmente estamos desidratados. Para anular o prejuízo de um refrigerante de ph 2,5 (ácido), precisa-se de 32 copos de água alcalina (isto fora do corpo). Porém, se isso acontece em nosso organismo, para equilibrar o ph sanguíneo, o corpo tem que usar como mecanismo rápido o cálcio, que é retirado dos ossos para esse fim. Moral da história, se tomar muito refrigerante, além de ter muita açúcar, você pode chegar a ter osteoporose por isso.
BOA CONDUTIBILIDADE: significa que conduz energia elétrica, devido aos seus minerais (cálcio, magnésio, potássio, etc) a mais de 100 ppm (partes por milhão), como é o caso da água mineral ou mineralizadas. Nosso corpo é elétrico também e para levantar um braço, o sistema elétrico dos nervos e das células musculares devem estar funcionando bem para isso. Águas destiladas, deionizadas ou por osmose inversa, roubam minerais do corpo, tem pouca condutibilidade e um fraco poder de hidratação.
BAIXA TENSÃO SUPERFICIAL: é uma característica física fundamental para que os nutrientes passem com facilidade pelas membranas das células, e os tóxicos para fora das mesmas. Em geral, a água da torneira tem uma tensão superficial mais elevada do que as células.
SER HEXAGONAL: significa ser “estruturada”. Toda água contém certa porcentagem de unidades hexagonais. As chamadas “águas de cura” eram água de fontes naturais, onde os átomos de hidrogênio e oxigênio formam estruturas hexagonais em alta concentração. Esta água tem a capacidade de hidratar rapidamente, remover eficientemente as toxinas, melhorar a absorção de nutrientes, restaurar o sistema imunológico, promover saúde e longevidade. No livro “O enigma da água e a chave hexagonal”, do Dr. Mu Shik Jhon, resume mais de 40 anos de pesquisa científica das qualidades estruturais da água.
Água mineralizada em casa
Um jeito de lograr um tipo de água com essas características acima é filtrar a água de torneira, colocar 1 colher pequena (de xícara de café) de sal integral por litro de água, deixá-la descansar uma noite (organizar hexagonal mente) ou solarizar (deixá-la ao sol por algumas horas).
Água ionizada e desintoxicante
É água tratada com eletricidade (eletrólise), popular na Ásia (Japão, China, Coreia e Rússia). Ionização significa que um elétron foi alterado (retirado ou acrescentado) de um mineral contido na água. Esta água ionizada está carregada de íons negativos (-), que atraem os íons positivos (+) das toxinas, ou seja, são desintoxicantes. São usadas nesses países com o propósito de tratar envenenamento por radiação, refluxo ácido, etc. Uma água sem minerais não consegue ser ionizada. Um jeito é colocar a água mineralizada de casa à ferver por 15 a 20 minutos e beber quente em jejum pela manhã, num chá ou chimarrão é muito bom e saudável (se morna ou fria não fica ionizada).
Hidratação
A desidratação do organismo produz dor e muitas doenças, incluindo asma, hipertensão, angina de peito, diabetes tipo 2, lúpus, etc, segundo os estudos do Dr. F. Batmanghelidj, de origem iraniana no seu livro “los muchos clamores e su cuerpo por el agua” (site www.watercure.com)
Segundo ele os benefícios da hidratação são:
- Prevenção de doenças cardíacas e derrame cerebral;
- Melhora o sistema imune, que combate as infecções;
- Melhora os níveis de serotonina, que ajuda na depressão;
- Regula a histamina, melhorando os quadros de alergias.