Metil-cobalamina = B12 bioativa
Metilfolato = B9 bioativa
Auxilia em :
- DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS ( em veganos , anemias )
- SAÚDE CARDIOVASCULAR (antiaterogênicas )
- SAÚDE CEREBRAL( neuro-protetora )
- PREVENÇÃO DO CÂNCER( metilação , reparo do DNA)
- DETOXIFICANTE( diminui os níveis de homocisteína )
- GRAVIDEZ ( desenvolvimento do tubo neural )
Descrição:
Metil-cobalamina é uma forma ativa de vitamina B12 , e por isso é mais biodisponível e melhor absorvida que a cianocobalamina, visto que não há necessidade de conversão pelo organismo, sendo retida de maneira mais eficaz pelo fígado e outros tecidos . vitamina B12 é hidrossolúvel, não-sintetizada pelo organismo humano, presente em alimentos de origem animal incluindo laticínios e ovos
É utilizada no tratamento de deficiências de vitamina B12 no organismo, incluindo anemia megaloblástica , vegetarianos e indivíduos que adotam baixa dieta proteica ou apresentam problemas de absorção intestinal. Sua deficiência leva a transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares,
Atua também como cofator para a síntese da metionina, pelo mecanismo de conversão da homocisteína em metionina, reduzindo assim os níveis de homocisteína no sangue. Isto lhe confere atividades antiaterogênicas, neuro-protetoras, anticancerígenas e desintoxicantes.
Muitas vezes as deficiências podem permanecer assintomáticas por muito tempo, desencadeando uma deficiência crônica que, se mantida, pode levar a manifestações neurológicas irreversíveis.
Tem efeito neuroprotetor nas doenças neurológicas que incluem Doença de Parkinson, distrofia muscular, esclerose múltipla e Doença de Alzheimer. Alguns estudos publicados mostram que grandes doses de Metilcobalamina, são necessárias para regenerar os neurônios e a bainha de mielina dos nervos.
A B12 também ajuda a aumentar a metilação e promover o crescimento das células nervosas e a saúde, a cognição e o metabolismo do cérebro. E, quando combinado com folato, ela ajuda a manter a produção de glóbulos vermelhos (eritropoiese) dentro dos limites normais.
A Metilcobalamina atua como doadora de grupos metil e participa na síntese de S-adenosilmetionina (SAM-e), nutriente que tem por propriedade aumentar o ânimo, a disposição e o humor. Este, por sua vez, é produzido a partir do aminoácido metionina e do ATP, é um doador de grupos metil, envolvido portanto na produção de importantes compostos no organismo.
Metil-folato é a forma ativa da vitamina B9, um membro da família do complexo B. É encontrado em abundância em vegetais de folhas verdes.
O folato participa de uma reação enzimática que sintetiza o DNA necessário para o crescimento celular e a formação de novas células e ajuda a converter a vitamina B12 em uma de suas formas bioativas.
O folato oferece muitos benefícios à saúde, incluindo ajudar a promover a função saudável do DNA, manter os níveis de homocisteína já normais para a saúde do coração, promover uma pele mais saudável e ajudar a manter a saúde do trato gastrointestinal e sistema imunológico. Também mantém a função endotelial saudável e pode melhorar a perda leve de memória associada ao envelhecimento.
Os níveis ideais de folato são necessários para a divisão celular saudável e síntese de proteínas e especialmente importantes para a manutenção do trato gastrointestinal saudável.
A vitamina B9 mantém a produção de células vermelhas do sangue, é necessário para a síntese e reparo do DNA.
Vitamina B9 é essencial para o desenvolvimento inicial do bebê. O tubo neural se desenvolve nas primeiras semanas após a concepção e deficiência de ácido fólico pode levar a uma má formação. Baixos níveis de ácido fólico pode também levar ao aborto. Mulheres que estão planejando engravidar ou estão grávidas devem suplementar com B9 e B12 bioativas .
Ajuda a prevenir doenças do coração, diminuindo os níveis de homocisteína, que podem causar danos às artérias e aumentar o risco de acidente vascular cerebral.
Vitaminas B9 e B12 são benéficas no tratamento de degeneração macular relacionada com a idade (AMD) uma vez que esta doença ocular tem sido associada a níveis elevados de homocisteína e estas vitaminas tem efeitos conhecidos para abaixar os níveis deste aminoácido.
Referência bibliografia
Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial
https://www.scielo.br/pdf/jbpml/v41n5/a07v41n5.pdf
Deficiência de vitamina B12: um fator que induz à depressão
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072016000200006
Vitaminas B12, B6, B9 e homocisteína e sua relação com a massa óssea em idosos
https://www.scielo.br/pdf/rbgg/v15n3/v15n3a18.pdf
A diminuição de homocisteína causada por Vitamina B reduz a taxa de atrofia cerebral:
Metabolismo da homocisteína em doenças neurológicas
http://files.bvs.br/upload/S/0101-8469/2015/v51n3/a5131.pdf
Homocisteína e transtornos neuropsiquiátricos
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15057841
Homocisteína e prejuízo cognitivo na doença de Parkinson
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20146187
Cisteína e homocisteína como biomarcadores de várias doenças
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32994931
Efeito da ingestão de vitaminas B9 e B12 sobre os parâmetros de sêmen e fertilidade de homens com polimorfismos MTHFR
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28440964
Polimorfismos genéticos e status de folato
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28598562
Folato e seu impacto no risco de câncer
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30099693
Folato e metilação do DNA: uma revisão dos mecanismos moleculares e as evidências do papel do folato
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22332098
Vitamina B12 e saúde
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18411381
Vitamina B12 como modulador da ecologia microbiana intestinal
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25440056