UM TESTE SEGURO , RESPONSÁVEL E BARATO
Para quem pretende fazer um controle dos níveis de iodo no organismo, é fácil realizar um simples teste e ver se seu organismo tem iodo suficiente para garantir a produção de hormônios tireoidianos. Mesmo aqueles que têm o diagnóstico de Hipotireoidismo e fazem uso de suplemento oral de hormônios tireoidianos, podem testar seus níveis de iodo. Níveis insuficientes de iodo podem impedir que os hormônios tireoidianos sejam funcionais e ativos.
O teste da tireóide com o iodo de Lugol é um estudo fácil que você pode fazer e que não necessita de um médico auxiliando. Utilize um cotonete ou escova de dentes para pintar uma área de uns 10 cm2 em sua barriga ou pernas . Observe atentamente ao longo de 24 horas. Se a coloração sair em menos de 24 horas significa que o iodo foi absorvido pelo corpo e a tireóide está com carência desta substância. Neste caso você apresenta deficiência de iodo.
Fontes
The Safe and Effective Implementation of Orthoiodosupplementation In Medical Practice – by Guy E. Abraham, MD
Sticht, G., Käferstein, H., bromo. No Manual de toxicidade dos compostos inorgânicos- Seiler HG e Sigel, Editors H, Marcel Dekker Inc, 143-151, 1988.
David Brownstein
,https://www.drbrownstein.com/Iodine-Why-You-Need-It-p/iodine.htm
http://fluoride-class-action.com/wp-content/uploads/carol-clinch-2009-fluoride-and-kidneys.pdf
http://www.ambbdort.org.br/por-que-devemos-suplementar-diariamente-com-solucao-de-lugol.html
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2012/08/14/fluoride-effects-in-children.aspx#_edn1
http://drsircus.com/medicine/iodine/iodine-protects-fluoride-toxicity#_ednref1