Melatonina: A melatonina é um neuro-hormônio produzido no cérebro por uma pequena glândula chamado de Pineal, tem como principal função regular o sono, uma espécie de sinal biológico para a chegada da noite, permitindo que o organismo sincronize seu funcionamento com o passar do dia e da noite.
A partir dos 20 anos de idade, em média, ocorre diminuição de melatonina entre 10 a 15% para cada década de vida, por isso, com a idade aumenta-se a chance de outros problemas como insônia. Recentes descobertas em relação à melatonina, tem evidenciado outras funções importantes além da própria regulação do sono, a melatonina desempenha potente ação antioxidante cerebral (protetor de tumor cerebral), função importante no antienvelhecimento.
Pregnenolona: é o neuro-hormônio importante do corpo humano, pois de acordo com a fisiologia e bioquímica, ela é uma molécula fundamental para formação de hormônios essenciais para a vida saudável do adulto, é responsável pela formação do estradiol, a progesterona, do DHEA e da testosterona, também existe em abundância nas mitocôndrias de células nervosas e da glândula supra-renal.
Como a maioria dos hormônios anabólicos (formadores de tecidos), ele começa a declinar após os 30 anos de idade. Estudos apontam que a pregnenolona têm função de neurotransmissor e estímulo da neurogênese (formação de neurônios novos) comprovado nos estudos em animais, pois, ao contrário do que os neurocientistas antigos afirmavam, o cérebro é capaz de formar neurônios novos.
Gostaria de concluir afirmando mais uma vez que a terapia de equilíbrio hormonal isomolecular ou bioidêntico é um tratamento natural. Quando realizado por um especialista, seguindo todos os critérios e protocolos, é extremamente seguro e eficaz. É possível equilibrar metabolicamente e otimizar os níveis hormonais ideais para cada pessoa.