HomeBlogTRATAMENTOS DA MEDICINA INTEGRATIVAOXIGENOTERAPIA

OXIGENOTERAPIA

OXIGENOTERAPIA

Uma terapia bio-oxidativa

A Oxigenoterapia é um dos sistemas médico-terapêuticos da Medicina Biológica Alemã (MBA).

A MBA recebeu grande influência de Otto Warburg, médico, alemão, ganhador de 2 Nobel de Medicina. Junto com Manfred Von Ardenne, descobriu o ciclo oxidativo da respiração celular e detectou a mudança do padrão respiratório da célula cancerosa, concluindo que a célula cancerosa é infinitamente menos evoluída que a célula normal e, portanto, mais vulnerável.

Com isso, eles afirmaram que todo câncer e toda doença degenerativa nasce em ambientes de baixa ou nenhuma oxigenação.

Von Ardenne criou o INSTITUTO DO OXIGÊNIO e lá desenvolveu a terapia bio-oxidativa, que favorece a oxidação celular pela oferta de oxigênio, revertendo e/ou prevenindo processos degenerativos crônicos e neoplásicos.

Manfred Von Ardenne

O principal objetivo do tratamento de Von Ardenne é melhorar ou eliminar a deficiência de oxigênio de longa duração e aumentar o transporte desse oxigênio nos tecidos de forma forte e duradoura.

A TERAPIA

A terapia de Von Ardenne, que não se resume apenas em fazer o paciente respirar oxigênio, não é só isso. Esta terapia única se diversificou em mais de 20 variantes diferentes, e é hoje praticada em várias centenas de configurações em toda a Europa.

Von Ardenne apontou como a inflamação interfere na transferência de oxigênio para as células. Embora existam maneiras diferentes de praticar e aplicar a terapia de Von Ardenne, a essência da prática terapêutica do Dr. Von Ardenne é a respiração de oxigênio puro.

Isto permite que o oxigênio adicional seja absorvido pelas hemácias, plasma sanguíneo e fluidos teciduais. Existe aumento permanente da captação de oxigênio e melhora da circulação sanguínea após a terapia O2.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES

  • Idosos – Profilaxia contra a deficiência de O2 e as doenças próprias da velhice, aumentando a expectativa de vida em até 2 anos.
  • Atletas – aumenta a tolerância ao exercício físico, proporcionando mais efetividade e produtividade no tratamento. No caso de atletas de alta performance, aumenta a resistência e o condicionamento físico geral.
  • Câncer – auxilia na eliminação da toxicidade dos tratamentos contra o câncer, elimina tumores sólidos, trata o corpo como o todo, aumentando a oxigenação celular e a qualidade de vida durante a quimioterapia e radioterapia
  • Infarto agudo do miocárdio; prevenção e tratamento – Prevenção de doenças relacionadas a deficiências circulatórias (AVC, hipertensão arterial, vasculopatias, etc).
  • Acelera a reabilitação de pacientes.
  • Distúrbios do equilíbrio.
  • Doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson, demências em geral); –
  • Síndrome de Fadiga Crônica (exaustão adrenal)
  • Efeitos antienvelhecimento (diminuindo “idade biológica”, em uma média de 10 anos)
  • Aumentar o desempenho físico e psíquico( sob estresse ou idade avançada) –
  • Melhorar o sistema imune do organismo
  • Melhora e trata doenças crônicas e síndromes dolorosas. – Diminuir os efeitos secundários e nocivos dos produtos farmacológicos
  • Diminuir as consequências negativas do cigarro e outros tóxicos
  • Aumentar o poder de concentração e memória

IMPORTÂNCIA NOS DIAS ATUAIS

STRESS

Diversos fatores causadores de stress no dia a dia diminuem consideravelmente os níveis de oxigênio no plasma do sangue e pode causar má circulação em várias partes do corpo. O oxigênio no sangue existe em dois lugares, ligado aos glóbulos vermelhos, e dissolvido na porção líquida do sangue (plasma).

O instituto de pesquisa do Dr. Von Ardenne fez extensos estudos sobre a oxigenação plasma, e como ele reage a diferentes fatores de stress. O stress diário reduzem os níveis de oxigênio no plasma e absorção do oxigênio.

Dr. Von Ardenne descobriu que níveis baixos de oxigênio no plasma, restringiam o oxigênio nos pequenos vasos sanguíneos. Esta restrição do fluxo de sangue contribui para uma grande variedade de doenças e acelera o envelhecimento como um todo.

A TOXICIDADE DO MEIO AMBIENTE

A grande verdade é que o ambiente sofreu uma enorme mudança, poluição, estresse, agrotóxicos, surgimento dos alimentos industrializados e muito mais, com isso trouxeram graves consequências no metabolismo, stress oxidativo aumentado, o ar que respiramos hoje é pobre em oxigênio, desde a revolução industrial mais de 8.000 substância tóxicas foram liberadas e permitidas, imagine a sobrecarga de toxinas que nós estamos expostos, os nossos filtros fisiológicos não dão conta de tanta poluição.

Além disso, ainda tem as toxinas endógenas, que são produzidas pelo próprio corpo como homocisteína, ácido úrico, ácido lático…

MECANISMO DE AÇÃO

A Oxigenoterapia tem ação anti-Inflamatória, aumentando a microcirculação sanguínea e, consequentemente, vemos uma elevação permanente do influxo e absorção do oxigênio.

A causa comum de muitas doenças, distúrbios e queixas é um abastecimento insuficiente de oxigênio (energia) para o metabolismo geral do organismo. Se o estado de insuficiência de oxigênio declina abaixo de um determinado limite, por exemplo, no envelhecimento progressivo, ou doenças crônicas, as seções transversais dos capilares encolhem por causa do inchaço das células endoteliais, e a microcirculação do sangue será reduzida por um período prolongado.

No site do Professor Von Ardenne eles dizem que “o tratamento produz um re-alargamento dos capilares estreitados pela deficiência de oxigênio (velhice, doença, distress).

O re-alargamento aparece após o aumento da captação de oxigênio do sangue e melhora da utilização de oxigênio pelo tecido humano ao longo de um determinado período de tempo”.

A inflamação, resolvida pela oxigenoterapia, restaura o fornecimento de sangue ao tecido e permite que o tecido possa retornar para o metabolismo aeróbico normal.

A Oxigenoterapia Anti-inflamatória tem como alvo, especificamente, a inflamação capilar com “rajadas” de oxigênio dissolvido no plasma em cinco vezes o nível de oxigênio que era possível.

A Oxigenoterapia envolve respirar níveis mais elevados de oxigênio (90%). Mas não é apenas isso, este tratamento necessita ser combinado com o uso de suplementos que fazem com que haja um aumento do fluxo sanguíneo e metabolismo celular, e para maximizar a absorção de oxigênio.

Ao contrário de outras terapias de oxigênio semelhantes, este sistema de Von Ardenne é projetado para oferecer um alto fluxo no volume de oxigênio através de uma máscara de alto débito, impedindo que se respire o ar ambiente, e desta forma assegurando o máximo de benefício e aproveitamento do tratamento.

CÂNCER

A relação entre a má oxigenação para o crescimento do câncer tem sido estudada há décadas. No entanto, com o ressurgimento de pesquisas metabólicas em relação ao câncer, a conexão de oxigênio-câncer está sendo ainda mais comprovada.

Estudos modernos estão mostrando novamente que a má oxigenação nos tecidos tumorais diminui as chances de sobrevivência com terapias convencionais [6-11] dos pacientes. Ele também pode aumentar as chances de recorrência do tumor [12,13] e metástase [14].

Com ferramentas poderosas como a Terapia de oxigênio, nós podemos projetar um protocolo complementar para o tratamento do câncer para apoiá-lo em cada momento do tratamento.

Enquanto terapias (naturais ou farmacêuticas) anti-angiogénico (bloqueio dos vasos sanguíneos) pode ser muito benéfico, restaurar o fluxo sanguíneo adequado com O’2 MT não significa que ele irá aumentar o crescimento dos vasos sanguíneos e promover o crescimento do tumor. Os investigadores mostraram que os baixos níveis de oxigênio (hipóxia) podem estimular o crescimento dos vasos sanguíneos do tumor através de proteínas chamadas de HIF – fator de indução de hipóxia [21,22,23].

A terapia de oxigênio trabalha para remover um dos fatores subjacentes da deficiência da utilização do oxigênio local que estimula este crescimento desordenado dos vasos sanguíneos. Pesquisadores da Universidade de Oxford encontraram benefícios com uma abordagem semelhante de promover a oxigenação e fluxo de sangue para os tumores antes terapias convencionais [24].

Pesquisadores da Universidade de Rochester descobriram o mesmo efeito [25]. No entanto, isso é algo que o Dr. Von Ardenne e outros pesquisadores (especialmente alemão) estudaram durante décadas.

Em geral, a terapia de oxigênio abordada de uma forma específica, combinada com uma vasta gama de abordagens anticâncer complementares, pode ser um complemento muito poderoso para tratamentos dos cânceres convencionais.

Os pesquisadores também demonstraram a terapia de oxigênio para aumentar os efeitos tanto da terapia de radiação [15], quanto de outras abordagens anticancerígenas naturais [16,17].

Também tem mostrado para prevenir e tratar danos a longo prazo causada por terapia de radiação [18]. Oxigenoterapia de várias etapas, também é importante para manter seus níveis de oxigênio no plasma após a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, uma vez que estas terapias até diminuem ainda mais os níveis de oxigênio no plasma [19].

DOENÇAS CRÔNICAS

O uso de oxigênio pode beneficiar de muitas maneiras e numa ampla variedade de doenças crônicas, porque o oxigênio é o centro de criação de energia celular. Aqui está uma lista de casos que podem se beneficiar com a terapia de oxigênio [26]:

  • Distúrbios oculares degenerativas
  • Angina de peito  (dor no peito relacionada coração)
  • Asma
  • Toxicidade hepática
  • Doenças circulatórias
  • Enxaqueca
  • Cicatrização de feridas
  • Reabilitação de doenças (ataque cardíaco, cirurgia, infecção, intoxicação)
  • Redução de efeitos colaterais de terapias para  câncer convencionais (cirurgia, radioterapia, quimioterapia)
  • Reabilitação após a doença que induz a  imobilidade (paralisia, artrite, reumatismo)

PREVENÇÃO DA SAÚDE EM GERAL

Porque a oxigenação adequada é fundamental para a criação de energia celular. Aqui estão algumas das razões para utilizar a Terapia de oxigênio para a prevenção de doença:

  • A susceptibilidade reduzida à doença em geral
  • Melhorou a oxigenação e a saúde da pele.
  • Efeitos antienvelhecimento (diminuindo “idade biológica”, em uma média de 10 anos).
  • Reduzir o impacto do estresse no trabalho
  • Normalização da capacidade de transporte de oxigênio em indivíduos tabagistas –
  • Prevenção do câncer
  • Manutenção do sistema imunológico
  • Estabilidade a circulação sanguínea

REFERÊNCIAS

[1] von Ardenne, M. Oxygen várias etapas Therapy: Fundamentos fisiológicos e técnicos. Stuttgart, Alemanha; 1990. pgs. 44-45

[2] von Ardenne, M. Oxygen várias etapas Therapy: Fundamentos fisiológicos e técnicos. Stuttgart, Alemanha; 1990. pgs. 62

[3] http://www.sciencedaily.com/releases/2012/…/120503194219.htm

[4] http://www.nutritionandmetabolism.com/content/7/1/7

[5] http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10863-007-9094-x

[6] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8438086

[7] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9783886

[8] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10717157

[9] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11395851

[10] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11395850

[11] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12067980

[12] http://www.uhn.ca/…/PressRelea…/Pages/oxygen_in_tumours.aspx

[13] http://www.sciencedaily.com/releases/2009/…/090527151136.htm

[14] http://cancerres.aacrjournals.org/conte…/…/941.full.pdf+html

[15] http://www.utsouthwestern.edu/…/ye…/july/oxytumor-mason.html

[16] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23755243

[17] http://www.washington.edu/…/high-dose-of-oxygen-enhances-n…/ [

18] http://www.uclahealth.org/body.cfm…

[19] von Ardenne, M. Oxygen várias etapas Therapy: Fundamentos fisiológicos e técnicos. Stuttgart, Alemanha; 1990. pgs. 44-45

[20] http://gan.sagepub.com/content/2/12/1117.full

[21] http://www.nutritionandmetabolism.com/content/7/1/7

[22] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18300418

[23] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15245814

[24] http://www.dailymail.co.uk/…/Injecting-oxygen-cancerous-tum…

[25] http://www.urmc.rochester.edu/news/story/index.cfm?id=375

Os melhores posts

REPOSIÇÃO HORMONAL

HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS Sim, acredito que este tema é de verdadeira importância para a recuperação e manutenção da saúde, e em muitos casos, para tratar doenças ou problemas devido à falta de hormônios, aliás, hoje em dia tão comum. Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células

Ler Mais »

OXIGENOTERAPIA

OXIGENOTERAPIA Uma terapia bio-oxidativa A Oxigenoterapia é um dos sistemas médico-terapêuticos da Medicina Biológica Alemã (MBA). A MBA recebeu grande influência de Otto Warburg, médico, alemão, ganhador de 2 Nobel de Medicina. Junto com Manfred Von Ardenne, descobriu o ciclo oxidativo da respiração celular e detectou a mudança do padrão

Ler Mais »

OZONIOTERAPIA

Ozonioterapia é uma das maiores descobertas da história, esta é uma técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. Usada no tratamento de um amplo número de patologias, a Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolado e complementar. Benefícios

Ler Mais »

Deixe o seu comentário