HomeBlogTESTE VOCÊ MESMOPROBLEMAS ALIMENTARES: Alergia, sensibilidade ou intolerância?

PROBLEMAS ALIMENTARES: Alergia, sensibilidade ou intolerância?

Há muita confusão sobre a diferença entre a alergia à comida e a sensibilidade e a intolerância a certos alimentos. 

Alergia

Uma reação alérgica acontece rápido. (horas minutos) Quando , ex. Amendoim ou clara de ovo  é ingerido,  o sistema imunológico libera histamina e outras substâncias  como imunoglobulina E (IgE). Desenvolve-se quase instantaneamente coceira ou rubor da pele. Podendo dar inchaço rápido, severo , na boca e na garganta, que pode restringir a respiração. Essa condição potencialmente fatal, o choque anafilático, requer atenção médica de emergência.

Sensibilidade

A sensibilidade ou “alergia retardada” a um alimento (em geral chamada erradamente de intolerância) aparece mais devagar, portanto, levando de 45 minutos a 3-4  dias para se desenvolver. 

Os efeitos podem variar, de inchaço ou uma erupção a dor de cabeça, distensão abdominal, indigestão severa ou diarreia.

 O sistema imunológico reage com a  produção aumentada de imunoglobulinas – IgG e IgM – e pela liberação das proteínas complementares inflamatórias. 

O melhor modo de detectar a sensibilidade à comida é fazer uma dieta de eliminação. Corte alimentos específico por pelo menos 1 mês , além de exame de sangue para avaliar as reações do sistema imunológico. Manter um diário alimentar é útil.

Intolerância

Uma intolerância alimentar não envolve o sistema imunológico, mas ocorre quando o sistema digestivo é incapaz de processar um tipo específico de alimento. Pode ser de   origem genética ( ex celíacos , ) ou não genética  ( ex : lactose ).

Na intolerância à lactose, o corpo não produz suficientemente a lactase, isto é, enzima essencial à digestão da lactose – o açúcar natural do leite. 

Náusea ou vômito que se instalam gradualmente e persistem por semanas , podem ser acompanhados de dor ou desconforto no abdome, diarreia; e também prisão de ventre, distensão abdominal, flatulência e outros sintomas relacionados ao trato gastrointestinal.

Em resumo :

Alergia Sensibilidade Intolerância 
Reação imune  IgEReação imune IgG-Mdéficit enzimático( não imune)
Minutos -horasAte 4 dias

Os melhores posts

REPOSIÇÃO HORMONAL

HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS Sim, acredito que este tema é de verdadeira importância para a recuperação e manutenção da saúde, e em muitos casos, para tratar doenças ou problemas devido à falta de hormônios, aliás, hoje em dia tão comum. Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células

Ler Mais »

OXIGENOTERAPIA

OXIGENOTERAPIA Uma terapia bio-oxidativa A Oxigenoterapia é um dos sistemas médico-terapêuticos da Medicina Biológica Alemã (MBA). A MBA recebeu grande influência de Otto Warburg, médico, alemão, ganhador de 2 Nobel de Medicina. Junto com Manfred Von Ardenne, descobriu o ciclo oxidativo da respiração celular e detectou a mudança do padrão

Ler Mais »

OZONIOTERAPIA

Ozonioterapia é uma das maiores descobertas da história, esta é uma técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. Usada no tratamento de um amplo número de patologias, a Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolado e complementar. Benefícios

Ler Mais »

Deixe o seu comentário