Aminoácido
Auxiliar nas ações de :
- ANTIOXIDANTE
- Reduz a inflamação e o estresse oxidativo induzido pela exposição à fumaça de cigarro
- DETOXIFICANTE
- AÇÃO VASODILATADORA .
Taurina age como transmissor metabólico, fortalecendo as contrações cardíacas e, também como suplemento energético devido ao seu efeito destoxificante.
Descrição :
É um dos aminoácidos mais abundantes no corpo humano. O corpo o sintetiza por várias rotas de oxidação da cisteína. Embora a taurina seja sintetizada principalmente no fígado e no cérebro, foram encontrados altos níveis de taurina em tecidos do coração, retina, no músculo esquelético e no sistema nervoso central..
A administração de taurina demonstrou ser capaz de reduzir a inflamação e o estresse oxidativo induzido pela exposição à fumaça de cigarro
Taurina parece ter múltiplas funções e desempenha um papel importante em muitos processos fisiológicos como osmorregulação, imunomodulação e formação de sais biliares
A taurina é utilizada como suplemento energético devido ao seu efeito desintoxicante. Ela age facilitando a excreção pelo fígado das substâncias que já não são mais úteis para o organismo.
Além disso, a taurina também intensifica os efeitos da insulina, tornando-se responsável por um melhor funcionamento do metabolismo da glicose e dos aminoácidos, auxiliando no anabolismo. A taurina ainda é útil como inibidora dos neurotransmissores, sendo utilizada para prevenir e sedar estados cerebrais excitáveis (como convulsões em epilépticos). A taurina melhora a força do músculo do coração, prevenindo o desenvolvimento de uma cardiomiopatia (uma enfermidade do músculo cardíaco)
Desempenha um papel importante no sistema cardiovascular, ajudando a mover nutrientes essenciais, como potássio, magnésio e cálcio, para dentro e para fora das células do coração. Por esse fator, a taurina ajuda a melhorar a saúde e funcionamento do sistema cardíaco, podendo tratar condições como a arritmia, insuficiência cardíaca e ataques cardíacos. A taurina atua, ainda, na dilatação do sistema vascular, ocasionada pelo aumento da secreção de óxido nítrico. A dilatação ajuda a melhorar o fluxo de oxigênio para os órgãos e músculos.
Outro papel importante da taurina é a melhora da função da vesícula biliar, fazendo com que o colesterol seja eliminado através da bílis.
Certas enfermidades podem estar relacionadas com deficiências, ou necessidade de aumento da ingestão deste aminoácido. Tem-se demonstrado que a taurina é utilizada no tratamento de várias enfermidades comuns, portanto seu potencial terapêutico merece um estudo mais detalhado.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ações fisiológicas da taurina
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1731369
Efeitos da administração da taurina no desequilíbrio redox e na inflamação induzida pela exposição à fumaça de cigarro.
https://repositorio.ufop.br/handle/123456789/9902
Taurina: usos, efeitos colaterais, interações, dosagem e aviso – Vitaminas – Suplementos – 2021
https://pt.medicineh.com/84-taurine-55319
Influência da taurina na remodelação cardíaca induzida pela exposição à fumaça do cigarro
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/92156
Suplementação de antioxidantes no tratamento da lesão pulmonar aguda: meta-análise
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-507X2011000100008&script=sci_arttext