HomeBlogSUPLEMENTOSVITAMINA C: Ácido ascórbico

VITAMINA C: Ácido ascórbico

Auxilia em : 

  • METABOLISMO ENERGETICO  
  • PROTEÇÃO PULMONAR 
  • PROTEÇÃO CARDIOVASCULAR 
  • FORMAÇÃO DE COLÁGENO 
  • SISTEMA IMUNOLÓGICO 
  • TERAPIA BIO-OXIDATIVAS 

A vitamina C ou ácido ascórbico (AA) é um elemento essencial para o ser humano e, por não ser produzida pelo corpo, necessitamos da sua ingestão pela dieta e/ou suplementação. 

As funções da vitamina C  no corpo são inúmeras, tais como: 

  • Antioxidante (protege dos danos causados pelos radicais livres)
  • Efeito pró-oxidante (em doses elevadas ) 
  • Metabolismo de proteínas e gorduras
  • Absorção de ferro dos alimentos.
  • Biossíntese de hormônios.
  • Regeneração da forma reduzida da vitamina E

Vitamina C e imunidade

Desde Linus Pauling, a vitamina C é um dos micronutrientes mais estudados, e sua principal e mais conhecida função está relacionada à prevenção e ao tratamento de doenças. Ela apoia várias funções celulares do sistema imunológico inato (primeira linha de defesa do organismo) e adaptativo (que desenvolvemos após contato com agentes invasores). 

Vitamina C potente antioxidante 

Ela também atua neutralizando radicais livres e combatendo quadros de estresse oxidativo. Pesquisas apontam que, com as células saudáveis protegidas da oxidação excessiva, se dificulta o aparecimento de doenças como doença pulmonar obstrutiva crônica , catarata, senilidade, Alzheimer, degeneração muscular, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e até alguns tipos de câncer.

Vitamina C pro-oxidante 

A vitamina C, para ter efeito pró-oxidante ou antioxidante, vai depender da concentração e da situação celular.

Em maior concentração, a vitamina C atua como estímulo, causando pró-oxidação, seja por produzir espécies reativas de oxigênio, aumentando a produção de peróxidos de hidrogênio (H2O2) .

Altas concentrações de vitaminas C induzem morte celular apoptótica em várias linhagens de células tumorais, possivelmente por meio de sua ação pró-oxidante.

Os resultados clínicos mostraram que a dose elevada de vitamina C, pode melhorar os sintomas e prolongar a vida em doentes com câncer terminal, reduzindo a severidade dos sintomas dos pacientes inclusive com casos de remissão. 

Vitamina C e cérebro 

As maiores concentrações da vitamina são encontradas no tecido cerebral. A vitamina C existente no cérebro é conhecida por interagir sinergicamente com as vitaminas do complexo B, auxiliando nos mecanismos e desempenho da função cognitiva.

Vitamina C e idosos 

Além do envelhecimento natural, idosos muitas vezes apresentam uma dificuldade digestiva crescente. Com isso, podem deixar de fornecer ao organismo as quantidades adequadas de nutrientes. No caso da vitamina C, esta carência pode levar ao enfraquecimento do sistema imunológico e favorecer o adoecimento por gripes. Além disso, a falta de vitamina C pode dificultar a formação de colágeno, que é essencial no metabolismo do tecido conjuntivo, ósseo, cartilaginoso, importante para quadros de osteoporose à artrose dos ligamentos, assim como nos processos de cicatrização.

Sintomas de falta de vitamina C

  • Problemas nas gengivas
  • Dificuldade de cicatrização
  • Enfraquecimento do sistema imune
  • Diminuição da força muscular
  • Fadiga
  • Sonolência
  • Irritabilidade
  • Perda de apetite.

Metabolismo 

A vitamina C é um antioxidante, e possui inúmeros benefícios para a pele, como anti envelhecimento, imunoprotetora e até anti-inflamatória. 

O ácido ascórbico (vitamina C) é um composto hidrossolúvel que corresponde a uma forma oxidada da glicose. Não pode ser sintetizada por seres humanos e primatas.

Metabolismo

Nós seres humanos a vitamina C se absorve no intestino através dos mesmos receptores da glicose para entrar na célula – por isso o consumo de doces e carboidratos simples diminui a absorção de vitamina ao competir por esses receptores.

(POR ISSO NÃO É CONVENIENTE TOMAR VIT. C COM AÇÚCARES)

Ao ser tão similar à glicose, e usar suas mesmas vias bioquímicas, se produz um fenômeno importante: QUANDO PRECISAMOS DE VIT. C, DESEJAMOS DE DOCES – por sua similitude estrutural.

A natureza planejou que os únicos alimentos doces sejam as frutas, os quais aportam esta vitamina.

Nós, seres humanos, inventamos o açúcar, que ao ser ingeridas juntas, é absorvido o açúcar, não permitindo a absorção de vitamina C.

A vitamina C não tem o comportamento bioquímico de uma vitamina. Em geral as vitaminas atuam como coenzimas e se reciclam várias vezes, pelo que só se requerem em pequenas doses (alguns miligramas). A vitamina C é doadora de elétrons (-) e é um escudo protetor de radicais livres, e se precisa de doses elevadas para repor a mesma.

Na maioria das plantas e dos animais (exceto homem e primatas) produzem diariamente 3 a 11 gr de vitamina C a partir da glicose (3000 mgr a 11.000 mgr), cifras estas 80 vezes superiores às recomendações diárias para o ser humano 60 mg /dia (0,06 gr /dia).

“Os animais que vivem com o “focinho“ nas lixeiras, bebendo água contaminada e se alimentando de lixo, tem taxas de doenças bem menores que os seres humanos porque eles têm a proteção que necessitam – seu organismo produz naturalmente vitamina C como forma de desintoxicação e defesa -.”

As quantidades “suficientes” de vitamina C na dieta (60 mgr/dia) foram estabelecidas no passado, com base numa quantidade necessária para combater o escorbuto.

Hoje em dia, após novas investigações, foi descoberto que as nossas necessidades são muito maiores.

Cálculos mais recentes recomendam, em ocasião de afecções viróticas, a ingestão de 3 a 4 gramas/dia.

A deficiência crônica de Vitamina C e Magnésio, ocasiona, entre outras doenças, a ARTERIOSCLEROSE.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

Farmacologia da vitamina C

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7946525

Duas faces da vitamina C-agente antioxidante e pró-oxidante 

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32455696

Efeitos pró-antioxidantes e antioxidantes da vitamina C no câncer em correspondência com suas concentrações dietéticas e farmacológicas 

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31934267

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7285147

A vitamina C protege a lipoproteína de baixa densidade da oxidação mediada por homocisteína

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12654477

Os efeitos da suplementação da vitamina C 

file:///C:/Users/pablo/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/1187-Texto%20do%20artigo-5391-1-10-20190107.pdf

Os melhores posts

REPOSIÇÃO HORMONAL

HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS Sim, acredito que este tema é de verdadeira importância para a recuperação e manutenção da saúde, e em muitos casos, para tratar doenças ou problemas devido à falta de hormônios, aliás, hoje em dia tão comum. Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células

Ler Mais »

OXIGENOTERAPIA

OXIGENOTERAPIA Uma terapia bio-oxidativa A Oxigenoterapia é um dos sistemas médico-terapêuticos da Medicina Biológica Alemã (MBA). A MBA recebeu grande influência de Otto Warburg, médico, alemão, ganhador de 2 Nobel de Medicina. Junto com Manfred Von Ardenne, descobriu o ciclo oxidativo da respiração celular e detectou a mudança do padrão

Ler Mais »

OZONIOTERAPIA

Ozonioterapia é uma das maiores descobertas da história, esta é uma técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. Usada no tratamento de um amplo número de patologias, a Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolado e complementar. Benefícios

Ler Mais »

Deixe o seu comentário