HomeBlogDIETASDieta sem glúten, lácteos e açucares

Dieta sem glúten, lácteos e açucares

ONDE ESTÁ O GLÚTEN?

Qualquer tipo de trigo, cevada e centeio: aveia (contaminada no processamento) pães, biscoitos, bolachas, bolos, tortas, cereais matinais, macarrão, cerveja, etc. 

Em geral, tudo industrializado (exceto se venha na etiqueta “sem glúten”). Cervejas, caldo de carne, galinha e legumes em cubos, doces, salgadinhos, frios, substitutos de carne veganos, molhos e condimentos como o ketchup, mostarda e muitos outros, em adi vos e conservantes, emulsificantes, estabilizantes, fermento químico, corante/aromatizante artificiais.

Algumas fontes que não são alimentos: massinha de modelar e tintas, produtos de beleza e para o corpo, medicamentos, suplementos e fórmulas herbais, selos postais e envelopes, etc. 

ALIMENTOS QUE O SEU CORPO PODE CONFUNDIR COM GLÚTEN (reação cruzada de imunidade): leite e laticínios, incluindo a proteína do soro do leite, leveduras, milho.

RETIRE LEITE E LATICÍNIOS:   Manteiga, todo que possui a proteína do leite – caseína-, queijo, creme de leite, iogurte.

O QUE VOCÊ PODE COMER? 

  • Carnes: bovina, aves, suínos, peixes, ovos, no possível orgânica, sem alimentação transgênica.
  • Hortaliças, verduras, frutas e cogumelos, no possível orgânica.
  • Gorduras saudáveis: abacate, coco, óleo de semente de uva de coco, azeite de oliva e linhaça, castanhas e nozes in natura, manteiga clarificada (lhe ou de garrafa). 
  • Chocolate (100% de cacau é permitido) 
  • Temperos: de forma natural (planta) ou embalados (desidratados), todos.
  • Bebidas: água (filtrada, mineral, com gás). Chá de ervas; café, sucos de limão e hortaliças – suco verde – feitos artesanalmente ou em casa.

ALIMENTOS TÓXICOS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

  • Aditivos alimentares: quaisquer alimentos que contenham corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais, ou seja, evite ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS – caixinha, pacotinho, latinha, aqueles que você não entende os “ingredientes” que estão escritos.
  • Adoçantes– açúcar REFINADO, sucos adoçados, xarope de milho com alto teor de frutose, açúcar mascavo (a grande maioria dos produtos é açúcar branco caramelizado).
  • Não há problema em consumir estévia ou açúcar (cristal ou demerara) com moderação. 
  • Alimentos geneticamente modificados (transgênicos), entre os quais os óleos em geral, de soja, milho, e de canola.  Com frequência encontrados em alimentos processados industrialmente como maionese, margarinas, molhos para saladas.
  • Carnes processadas: carnes em lata (peixe em lata é permitido), frios em geral, cachorro-quente; não há problema em comer salsichas e linguiças, desde que não contenham glúten, 
  • Sal comum de mesa, no entanto, o sal marinho é cheio de elementos essenciais, por tanto, benéfico seu consumo.

LOUCO POR CARBOIDRATO? Para satisfazer o desejo de amido, coma batatas-doces, abóbora bolota, abóbora-menina, abobrinha, espaguete, abóbora-moranga e couve-flor (amassada ou picadinha).

LOUCO POR LEITE? O leite de coco integral (sem redução de gordura) substitui fabulosamente o leite.  Leite de soja não recomendo, mesmo na sua versão orgânica, livre de transgênicos, porque ela possui fito estrogênios.

COMO ABANDONAR O AÇÚCAR? Isso não é fácil. Por isso recomendo apreciar pequenas quantidades de açúcar (cristal ou demerara) no seu café, ou sobremesas (que você mesmo prepare). Porém, fica claro que tem que retirar TODOS os açúcares refinados e os que se encontram nos produtos industrializados (sejam eles doces ou salgados) “escondidos” com nomes muito difíceis de se pronunciar e lembrar. 

SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA; alguns sintomas que você talvez perceba nos primeiros dias devido à abstinência de glúten, lácteos e açúcares são: confusão mental, dor de cabeça, mudanças de humor, dores no corpo, odores no suor, desejo de doces e cansaço. São comuns para a grade maioria das pessoas. O importante é não desistir, pois isto passa logo, geralmente em 1 semana. 

Para diminuir os sintomas de abstinência; beba bastante água, faça caminhadas diárias (aumenta as endorfinas), tempere mais suas refeições. Eu acostumo dar remédios homeopáticos para isto (hyociamus niger – arsenicum álbum).

DEPOIS DA TORMENTA APARECE O SOL: Uma semana depois, você provavelmente perceberá: 

  • aumento de energia, 
  • melhora do sono, 
  • melhora da concentração, 
  • melhora do humor; 
  • menor retenção de líquidos, 
  • melhora da digestão e 
  • diminuição das dores do corpo. 

COISAS QUE PODEM AJUDAR: Existem numerosos sites de ajuda aos CELÍACOS, editando numerosos receitas “de graça”, cartilhas para sair e comer fora, assim como grupos de apoio, etc.

Os melhores posts

Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica de carboidratos na alimentação, que participarão apenas de 10% das calorias diárias totais, rica em gorduras e inclui uma quantidade moderada de proteínas. Esta redução de hidratos de carbono coloca o seu corpo em um estado metabólico conhecido como cetoses. Quando isto

Ler Mais »

Dieta sem glúten – como fazer?

Os celíacos e/ou sensíveis ao glúten enfrentam enorme dificuldade para evitar os produtos do trigo, embora possa parecer fácil fazer isso.  SO UM POUQUINHO NÃO FAZ MAL?  Faz mal SIM. Dieta com 1% de glúten é = a 100% de glúten  O trigo tornou-se onipresente, e muitas vezes é acrescentado

Ler Mais »

Dieta sem glúten – Sites e livros úteis 

Sites Úteis A comunidade de celíacos oferece vários recursos para ajudar quem tem a doença. Por isso darei algumas dicas de sites que tem receitas sem glúten grátis. FENALCEBRA – RIO SEM GLÚTEN https://www.riosemgluten.com.br/ Receitas sem glúten https://www.riosemgluten.com.br/receitas-sem-gluten https://www.riosemgluten.com.br/_files/ugd/971032_f02920ff848b4b6b8ecb4ff91eae3d4b.pdf?index=true http://www.fenacelbra.com.br/arquivos/livros_download/curso_de_culinaria_sem_gluten_Josy_Gomez%20_2013.pdf   http://www.fenacelbra.com.br/arquivos/livros_download/Cozinhando_sem_gluten_2_Gilda_Moreira.pdf      http://www.fenacelbra.com.br/arquivos/livros_download/delicias_sem_gluten_miriam_pereira.pdf  https://www.riosemgluten.com.br/receitas-sem-gluten Receitas sem glúten, sem lácteos

Ler Mais »

Deixe o seu comentário